Quem paga o ICMS sobre o frete?
Quem paga o ICMS sobre o frete?
Quem paga o ICMS sobre o frete? Essa pergunta é muito simples: o consumidor paga o ICMS sobre o frete de forma indireta. Ou seja, este valor está embutido nos custos de distribuição daquele produto, sendo considerado, portanto, no momento de precificação do frete.
Quem paga o imposto do CTe?
No tocante ao recolhimento do imposto, a responsabilidade pelo recolhimento do ICMS recai à transportadora contratante, cujo valor deve ser destacado nos CTes por ela emitido.
Como pagar o ICMS do frete?
Dentro do próprio estado, ou Distrito Federal: valor do produto (base de cálculo) x Alíquota básica do Estado. Por exemplo, valor do produto é R$700,00, em Minas Gerais. Exemplo cálculo do ICMS: 700 x 18% = 126; Interestadual: Valor do produto (base de cálculo) x Intersecção entre o estado de destino e o de origem.
Qual o imposto sobre o ICMS de frete?
No caso de ICMS de frete, o imposto deverá incidir sobre o Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e). Trata-se de um documento fiscal obrigatório que registra todos os dados relacionados ao serviço prestado. Na hora da emissão do CT-e, o ICMS deverá ser calculado e descrito corretamente neste documento.
Qual a base para calcular o ICMS?
Quando o transporte é dentro do mesmo município, a tributação é outra. A base para calcular o ICMS será o valor total do serviço prestado. Já a alíquota deste imposto vai depender de onde o transporte está vindo e para onde ele está indo.
Como calcular o ICMS na nota fiscal?
Na hora da emissão do CT-e, o ICMS deverá ser calculado e descrito corretamente neste documento. A emissão correta do CT-e certifica ao Fisco que a operação de transporte está de acordo com a legislação vigente. Com isso em mente, veja como calcular ICMS sobre frete na nota fiscal.
Como calcular o ICMS no transporte?
E pensando em ICMS frete, no transporte, como calcular este imposto? O primeiro passo é ter certeza sobre qual alíquota utilizar. Como já comentamos acima, o percentual irá variar de acordo com a origem e o destino. Fique bastante atento também sobre a incidência do imposto, ou seja, se ele se aplica ou não ao produto que está sendo transportado.