Como calcular o PAT no lucro real?

Índice

Como calcular o PAT no lucro real?

Como calcular o PAT no lucro real?

CÁLCULO DO INCENTIVO O incentivo ao PAT que será deduzido diretamente do IRPJ, corresponderá ao menor dos seguintes valores: 1) aplicação da alíquota de 15% sobre a soma das despesas de custeio realizadas com o PAT; 2) 15% de R$ 1,99 multiplicado pelo número de refeições fornecidas no período.

Como calcular o imposto no lucro real?

Os exemplos acima mostram exatamente como calcular imposto no lucro real. O que significa que, com IRPJ e CSLL, o valor total de impostos a ser pago obrigatoriamente foi de R$ 8.200. Importante saber que ambos os tributos incidem sobre o lucro líquido do período-base, antes da provisão para o Imposto de Renda (IR).

Como escolher o lucro real?

Por isso, o Lucro Real é considerado um modelo mais justo de recolhimento de impostos, o que não significa que outros regimes, como o Lucro Presumido, sejam descartados. A escolha vai depender da situação de cada empresa. Empresários que optam pelo Lucro Real também precisam ter uma contabilidade eficiente e detalhada.

Como fazer a apuração do lucro real?

A apuração do Lucro Real pode acontecer de forma trimestral ou anual: As empresas que se enquadram no Lucro Real trimestral devem fazer a apuração das bases de cálculo do IRPJ e da CSLL com base nas operações realizadas nos seguintes períodos:

Qual a melhor opção para o lucro real?

Se, por exemplo, o seu negócio é de prestação de serviços e apresenta lucro abaixo de 32% (o percentual da alíquota do Lucro Presumido), o Lucro Real é uma boa opção. Se a opção fosse pelo regime de cobrança presumida, os tributos seriam pagos sobre um lucro que não existiu.

Postagens relacionadas: