Como fazer cálculo do plano cartesiano?

Índice

Como fazer cálculo do plano cartesiano?

Como fazer cálculo do plano cartesiano?

Para localizar um ponto em um plano cartesiano, utilizamos a sequência prática:

  1. O 1º número do par ordenado deve ser localizado no eixo das abscissas.
  2. O 2º número do par ordenado deve ser localizado no eixo das ordenadas.
  3. No encontro das perpendiculares aos eixos x e y, por esses pontos, determinamos o ponto procurado.

Como representar um ponto no plano cartesiano?

Basta traçar duas linhas: uma delas vertical, partindo do ponto até encontrar o eixo x; outra horizontal, partindo do ponto até encontrar o eixo y.

Qual é o nome do plano cartesiano?

O plano cartesianoé um sistema de coordenadas que leva esse nome devido ao seu criador, o matemático e filósofo René Descartes.

Quais são as coordenadas cartesianas?

Os números representados por um par ordenado recebem o nome de coordenadas cartesianas. Confira o exemplo: A (4, 8) - os números 4 e 8 são as coordenadas para o Ponto A. B (2, -6) - os números 2 e -6 são as coordenadas para o Ponto B. C (-1, 2) - os números -1 e 2 são as coordenadas para o Ponto C.

Como localizar um ponto em um plano?

Para localizar um ponto em um plano, utilizamos dois números racionais, escritos em uma determinada ordem. Estes números recebem o nome de par ordenado. Veja: (-1, 2), no qual o número -1 é o primeiro elemento e o número 2 é o segundo elemento. (3, -5), no qual o número 3 é o primeiro elemento e o número -5 é o segundo elemento.

Como foi desenvolvido o plano de Descartes?

Desenvolvido pelo matemático e filósofo francês René Descartes (1596-1650) para auxiliar a encontrar pontos específicos, esse plano é uma grande contribuição para as ciências matemáticas, facilitando o estudo das funções e de seus comportamentos.

Postagens relacionadas: