Como calcular o soft-starter?
Índice
- Como calcular o soft-starter?
- Qual a função de um soft-starter?
- Qual a função na chave soft-starter pode ser utilizada para sistema de bombeamento?
- Como é feita a parametrização da chave de partida soft starter?
- Qual é a Constituição eletrônica de um soft starter?
- Quais as vantagens do soft starter?
- Qual a diferença entre o inversor de frequência e o soft starter?
- Quais são os critérios mínimos de dimensionamento da softstarter?
- Qual o tempo de aceleração da soft-starter?
- Quais são os critérios de proteção da soft starter?
Como calcular o soft-starter?
Caso o motor não partisse várias vezes por hora, a chave SSW-03.255/220-440 seria suficiente. Contudo a moto-bomba terá o ciclo 10 part/h, ou seja, uma partida a cada 360 s. O tempo de partida considerado será de 20 s. Logo o tempo de funcionamento nominal será de (360-20) = 340 s.
Qual a função de um soft-starter?
O soft-starter é um equipamento eletrônico capaz de controlar a potência do motor no instante da partida, bem como sua frenagem. Ao contrário dos sistemas elétricos convencionais utilizados para essa função (partida com autotransformador, chave estrela-triângulo, etc.).
Qual a função na chave soft-starter pode ser utilizada para sistema de bombeamento?
Em aplicações que necessitem de partida suave, por exemplo, em sistemas de bombeamento, o uso de acionamentos como Inversores de Frequência e Soft-Starters WEG ajudam a reduzir a corrente de partida e limitar o torque, protegendo e estendendo a vida útil do motor e dos equipamentos acionados.
Como é feita a parametrização da chave de partida soft starter?
Parametrização de uma soft starter Na soft starter o valor de tensão inicial pode variar entre 40% e 100% da tensão nominal e o tempo da rampa de partida pode variar entre 0 e 20 segundos. Estes valores são selecionados no próprio soft starter, geralmente e trimpotes.
Qual é a Constituição eletrônica de um soft starter?
Soft-Starter é um dispositivo eletrônico composto de pontes de tiristores (SCRs) acionadas por uma placa eletrônica, a fim de controlar a tensão de partida de Motor elétrico trifásico.
Quais as vantagens do soft starter?
Algumas características e vantagens das chaves soft-starters são: ajuste da tensão de partida por um tempo pré-definido; pulso de tensão na partida para cargas com alto conjugado de partida; redução rápida de tensão a um nível ajustável (redução de choques hidráulicos em sistemas de bombeamento); proteção contra falta ...
Qual a diferença entre o inversor de frequência e o soft starter?
O Soft-starter é um dispositivo eletrônico utilizado para auxiliar o motor elétrico, suavizando tanto a sua partida quanto a sua frenagem. ... Da mesma forma, o inversor de frequência é usado para partir e frenar o motor suavemente, porém, com ele também é possível controlar a velocidade do motor.
Quais são os critérios mínimos de dimensionamento da softstarter?
E. Critérios mínimos de Dimensionamento da Soft-Starter: Devemos garantir que o motor consiga acelerara carga de zeroa velocidade nominal, ou seja, produzir um conjugadosuficientepara vencer o conjugado resistenteda carga e a inérciarefletida no eixo. Para isto devem-se conhecer os seguintes dados: MOTOR:
Qual o tempo de aceleração da soft-starter?
Dimensionar a soft-starter para acionar um ventilador o qual está acoplado um motor de 175 cv, IV polos, 3 A. O tempo de aceleração da soft-starter está parametrizado em 30 s. A moto-bomba partirá 10 vezes por hora. A corrente limite da soft-starter está ajustada para 3,5 In .
Quais são os critérios de proteção da soft starter?
D. Considerações Importantes sobre proteção da Soft- Starter: E. Critérios mínimos de Dimensionamento da Soft-Starter: Devemos garantir que o motor consiga acelerara carga de zeroa velocidade nominal, ou seja, produzir um conjugadosuficientepara vencer o conjugado resistenteda carga e a inérciarefletida no eixo.