Como se faz o exame prolactina?

Índice

Como se faz o exame prolactina?

Como se faz o exame prolactina?

O exame para verificar os níveis de prolactina é um exame de sangue com um jejum de pelo menos 8 horas. A diferença na coleta desse exame é que nele é necessário ao menos 30 minutos de repouso para que o hormônio se estabilize no corpo.

Qual o dia certo para fazer o exame de prolactina?

O exame de prolactina tem como objetivo verificar os níveis de prolactina no sangue, sendo principalmente indicado quando a pessoa apresenta sinais e sintomas indicativos de prolactina baixa ou alta, como alteração no ciclo menstrual, diminuição da libido e disfunção erétil, no caso dos homens.

Para que serve o exame de prolactina?

A prolactina é um hormônio naturalmente produzido durante a gravidez e que tem como função estimular as glândulas mamárias a produzirem leite, sendo esse aumento considerado normal, além de também ser notado um aumento próximo ao período menstrual.

Quanto tempo de jejum para exame de prolactina?

Resposta do Dr. Mauro: Não é necessário o jejum para realizar o exame de prolactina, porém sempre converse com o seu médico, pois o laboratório sempre realizará o exame conforme a solicitação médica.

Pode fazer sexo antes do exame de prolactina?

Para realização do exame PSA (Antígeno Prostático Específico) é recomendável não ter tido relações sexuais na véspera da coleta de sangue. Para alguns exames como o Hormônio Prolactina, o paciente deverá estar descansado e não ter se submetido a exercícios físicos intensos nas horas anteriores à coleta da amostra.

Quanto tempo de jejum para fazer o exame de prolactina?

- 4h para dosagem de prolactina, recomendando-se um repouso de 30 minutos antes da coleta, para quem fez exercícios físicos; - 8h para dosagem de glicose; - 12h para dosagens que incluam colesterol, triglicerídios e lipidograma; - 06h para as demais coletas.

Qual o valor normal do exame prolactina?

São considerados valores normais até 20 ng/mL em homens e 30 ng/mL em mulheres não grávidas. Valores abaixo de 25 ng/mL costumam excluir a hiperprolactinemia. O estresse da punção venosa pode causar pequenos aumentos de prolactina (em geral abaixo de 40 ng/ml).

Quando deve ser coletado o exame da prolactina?

No caso da Prolactina, o exame deve ser coletado até às nove horas da manhã devido à influência do horário sobre os níveis deste hormônio.

Como verificar os níveis de prolactina?

Faça um exame de sangue para verificar os níveis de prolactina. Se acha que os níveis do hormônio estão muito elevados, o médico deverá verificá-los. A melhor forma de fazer isso é através de um exame de sangue. O médico pedirá um exame em jejum, ou seja, você não poderá comer por oito horas antes do exame.

Qual remédio pode elevar a secreção de prolactina?

A metoclopramida, que é receitada para casos graves de náusea e refluxo, também pode elevar a secreção de prolactina. Alguns medicamentos que tratam pressão alta também podem ser culpados, mas isso acontece com menos frequência. Tais remédios incluem reserpina, verapamil e alfa-metildopa.

Qual a função da prolactina?

A prolactina (abrev. PRL) é uma hormona secretada pela adenoipófise e tem como principal função estimular a produção de leite pelas glândulas mamárias e o aumento das mamas. O aumento de produção da prolactina provoca a hiperprolactinemia, causando nas mulheres alteração menstrual e infertilidade.

Postagens relacionadas: