Quais estratégias pedagógicas podem ser utilizadas na sala de aula com os alunos que apresentam o diagnóstico de dislexia?
Índice
- Quais estratégias pedagógicas podem ser utilizadas na sala de aula com os alunos que apresentam o diagnóstico de dislexia?
- Como avaliar a dislexia?
- Quais os testes para dislexia?
- Quais são as atitudes e procedimentos básicos que podemos adotar com os alunos disléxicos descreva no mínimo quatro atitudes?
- Quais são as principais intervenções que o a professor a poderá utilizar em sala de aula com um aluno disléxico?
- Qual é o profissional que cuida da dislexia?
- Quais os sentimentos que o aluno disléxico pode apresentar em relação aos demais alunos da sala?
- Quando pode ser diagnosticada a dislexia?
- Qual a diferença entre nota e dislexia?
- Quais são os sinais de atraso de linguagem expressiva?
Quais estratégias pedagógicas podem ser utilizadas na sala de aula com os alunos que apresentam o diagnóstico de dislexia?
De acordo com a Associação Brasileira de Dislexia, ao trabalharmos com um aluno disléxico podemos utilizar o método multissensorial, cumulativo e sistemático, considerando que por meio deste a criança disléxica associará a forma escrita de uma letra tanto com seu som quanto nos movimentos que faz para escrevê-la.
Como avaliar a dislexia?
Quando a criança apresenta dificuldades na alfabetização, mesmo com metodologia adequada, a avaliação clínica é necessária. A avaliação da dislexia envolve testes individuais e uma equipe de profissionais qualificados, como fonoaudiólogos, psicólogos, psicopedagogos e neuropsicólogos.
Quais os testes para dislexia?
Um teste neuropsicológico, a história clínica e a avaliação das diferentes áreas da dislexia continuam sendo as ferramentas mais eficazes para diagnosticar esse distúrbio.
Quais são as atitudes e procedimentos básicos que podemos adotar com os alunos disléxicos descreva no mínimo quatro atitudes?
A seguir estão algumas atitudes que podem facilitar a interação:
- Dividir a aula em espaços de exposição, seguido de uma “discussão” e síntese ou jogo pedagógico;
- Dar “dicas” e orientar o aluno como se organizar e realizar as atividades na carteira;
- Valorizar os acertos;
Quais são as principais intervenções que o a professor a poderá utilizar em sala de aula com um aluno disléxico?
Jogos, leituras compartilhadas, atividades específicas para desenvolver a escrita e habilidades de memória e atenção fazem parte do processo de intervenção. À medida que o disléxico se percebe capaz de produzir poderá avançar no seu processo de aprendizagem e iniciar o resgate de sua auto-estima.
Qual é o profissional que cuida da dislexia?
Neurologista e Neuropsicólogo para fazer avaliações e fechar um diagnostico. Após o diagnostico se confirmar a dislexia deve procurar psicopedagogo, Psicólogo e fonoaudiólogo.
Quais os sentimentos que o aluno disléxico pode apresentar em relação aos demais alunos da sala?
Assim, costumam aparecer queixas relativas à dificuldade de leitura e de escrita. Para além disso, muitas vezes também se verifica que os alunos podem estar desmotivados, ou ter desenvolvido sentimentos de inferioridade perante os colegas, bem como experimentar angústias, frustrações e sofrimento.
Quando pode ser diagnosticada a dislexia?
A dislexia só pode ser diagnosticada após o início da escolaridade, mas a partir daí pode ser diagnosticada em qualquer momento.
Qual a diferença entre nota e dislexia?
Nota. Dislexia é um termo alternativo usado para referir um padrão de dificuldades de aprendizagem que se caracteriza por problemas no reconhecimento preciso ou fluente de palavras, descodificação e capacidades de soletração pobres.
Quais são os sinais de atraso de linguagem expressiva?
Oitenta por cento dos disléxicos apresentam história de atraso de linguagem expressiva e este sinal é de grande valia para vigilância durante o desenvolvimento da criança e levantar suspeita. Nos anos que se passam, observa-se que estas crianças são mais desengonçadas, incoordenadas, desastradas, imaturas e “esquecidas”.