O que fazer quando o gato está com bola de pêlo?
O que fazer quando o gato está com bola de pêlo?
Se notar que seu gato vem eliminando bolas de pelo com frequência, procure um veterinário. Ele poderá recomendar rações, petiscos e até pastas direcionadas, feitas especialmente para a prevenção do tricobezoar.
Por que gatos vomitem bolas de pelo?
Embora muitos gatos vomitem, ocasionalmente, bolas de pelo, isso não deveria ser algo comum. Se seu gatinho tem vomitado (com ou sem bolas de pelos) com frequência, talvez ele esteja com algum problema um pouco mais grave. Vômito frequente são sintomas comuns de algumas doenças, entre elas, linfoma intestinal (um tipo de câncer).
Como retirar o vômito do gato?
Após dar a dose, segure o gato até ele começar a dar ânsia de vômito e coloque-o no chão para vomitar. Recolha o vômito para que o veterinário possa avaliar. Recolha o vômito com um papel toalha ou pá limpa. Coloque-o em um saquinho e leve para que o veterinário inspecione junto à consulta do gato.
Por que o gato é propenso a bolas de pelo?
Umas das teorias para compreender por que o gato é propenso à formação dessas bolas de pelo é o tipo de alimentação atual. Mesmo que a ração contenha todas as proteínas de que o animal necessita, sua dieta deveria ser composta também por outros alimentos, como carne e peixe.
Como os gatos engolem a bola de pelo?
E como não são capazes do cuspir, inevitavelmente, engolem. No geral, os gatos expulsam a bola de pelo através de vômitos ou fezes, sem provocar nenhum problema. No entanto, a ingestão de uma quantidade abundante de pelo acaba afetando a digestão e, pior ainda, quando não é capaz de expulsá-la, o gato fica congestionado.