Como abrir um novo MEI?
Índice
- Como abrir um novo MEI?
- Como fazer outro CNPJ?
- Quantos MEI posso abrir?
- Quanto tempo depois posso abrir outro MEI?
- Quem já teve MEI pode abrir outro?
- Quem teve o MEI cancelado pode abrir outro?
- Como faço para reativar um CNPJ baixado?
- Quem já tem uma empresa pode abrir uma MEI?
- Como regularizar MEI baixado?
- Como você pode ter uma MEI?
- Qual a legalização da MEI?
- Quais os efeitos do cancelamento do MEI?
Como abrir um novo MEI?
A abertura do CNPJ MEI é feito totalmente online. Você precisa acessar o Portal do Empreendedor, clicar em “Quero ser MEI” e completar o seu cadastro....Os documentos necessários para se tornar um Microempreendedor Individual novamente são:
- RG;
- CPF;
- Título de Eleitor.
Como fazer outro CNPJ?
Acesse o Portal do Empreendedor para dar início ao cadastro. Na tela de formalização é possível começar o seu registro de Microempreendedor Individual para conseguir CNPJ para autônomo. Tenha em mãos os seus dados pessoais, como CPF e título de eleitor.
Quantos MEI posso abrir?
A resposta é: não, não é possível ter dois MEIs. Para casos em que o empreendedor exerce mais de uma atividade como MEI, ele poderá escolher uma atividade principal e até 15 atividades secundárias entre as ocupações permitidas como MEI.
Quanto tempo depois posso abrir outro MEI?
Para quem ainda está com a inscrição suspensa, é só acertar e regularizar as pendências em até 90 dias para sair da suspensão, continuar com o mesmo CNPJ e contar com os direitos MEI.
Quem já teve MEI pode abrir outro?
A resposta para essa pergunta é: Sim, você pode abrir um novo MEI. Não existe nenhum impedimento para você voltar a ser MEi, porém, você não terá o mesmo CNPJ. Quando seu mei é cancelado, o número do CNPJ é marcado como “Baixado” e por isso não pode ser reativado.
Quem teve o MEI cancelado pode abrir outro?
Quando o cancelamento é feito, o CNPJ não pode mais ser recuperado. Se você planeja abrir outra empresa, precisa abrir um novo registro como MEI e passar por todo o processo de formalização novamente. Por ser um processo sem volta, é importante evitar que o cancelamento aconteça.
Como faço para reativar um CNPJ baixado?
Não é possível reativar um CNPJ que foi baixado. Porém, quando o Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas está inapto, o empreendedor tem a chance de regularizar a situação para que a sua empresa volte a funcionar dentro das normas e legislações.
Quem já tem uma empresa pode abrir uma MEI?
Se mesmo que todas as regras acima se encaixam à sua empresa, mas você já é sócio de outro negócio, você também entra nas exceções de quem não pode ser MEI. Isso acontece pois o microempreendedor individual (MEI) não pode participar de outra empresa como titular, sócio ou administrador.
Como regularizar MEI baixado?
É necessário enviar o DASn referente ao último ano em que a MEI esteve ativa. Essa declaração deve ser entregue até o último dia do mês no qual os débitos foram quitados. Por fim, basta verificar novamente se não restou nenhuma pendência na MEI baixada e pronto.
Como você pode ter uma MEI?
Embora você só possa ter uma MEI, quando faz o seu cadastro como MEI você pode escolher uma atividade principal e até 15 atividades secundárias, entre as ocupações permitidas (são mais de 400 trabalhos autorizados). No caso que estamos analisando, tanto vender doces como prestar serviços como motorista são atividades permitidas para MEI.
Qual a legalização da MEI?
Ou seja, uma empresa legalizada e constante no CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica). Antes da legislação que regulamentou a existência da MEI, no entanto, isso era verdade somente para pequenas e médias empresas. Essas já contavam com capital mais estabelecido.
Quais os efeitos do cancelamento do MEI?
Quais os efeitos do cancelamento do MEI? A inscrição de MEI cancelada terá os seguintes efeitos: Cancelamento das licenças e dos alvarás concedidos. Dessa forma, o cancelamento não pode ser revertido. O empreendedor terá que se formalizar novamente caso queira realizar atividade econômica como MEI.