Como funciona o pagamento retroativo do INSS?

Índice

Como funciona o pagamento retroativo do INSS?

Como funciona o pagamento retroativo do INSS?

O recebimento de valores retroativos, mais conhecidos como “atrasados”, são pagamentos realizados pelo INSS aos segurados que, mesmo com direito ao benefício e com o pedido realizado, não estavam recebendo. É como se fosse uma espécie de dívida que o INSS possui em razão de não ter pago o segurado no momento certo.

Como recolher o INSS retroativo?

Assim, o recolhimento do INSS retroativo pode, muitas vezes ajudar o indivíduo a se aposentar pelas regras antigas, ou ainda, conseguir um benefício com valores maiores. Para recolher os valores em atraso, sem nenhum erro ou falha, o suporte de um advogado é essencial.

Como calcular o valor do INSS retroativo?

Caso as contribuições em atraso sejam superiores a cinco anos, o valor que você deve pagar de INSS retroativo é calculado levando em consideração 80% das contribuições com o valor mais alto que você já efetuou. Após o resultado, será aplicada obrigatoriamente a alíquota de 20% que define o valor que deveria ter sido quitado.

Como fazer o pagamento do INSS?

Pagamento INSS. De uma maneira geral, é perfeitamente possível fazer o pagamento do INSS retroativo ou em atraso, porém, há casos em que é necessário pedir uma autorização especial para realizar esse acerto com a Previdência Social, bem como situações em que esse pagamento não é autorizado.

Qual o valor do Recolhimento do INSS para contribuinte individual?

O valor depende de diversos fatores, mas de acordo com a solicitação e análise, pode varia de 20 a 50%. A quantidade dessa porcentagem varia de acordo com um cálculo de 80% de suas maiores contribuições já realizadas até o mês anterior ao requerimento para o recolhimento retroativo do INSS para contribuinte individual.

Postagens relacionadas: