Como funciona o pareamento de aves?
Como funciona o pareamento de aves?
O pareamento emitido via SisPass é uma licença de transporte de passeriforme para fins de reprodução, quando o criador transporta a ave ao plantel de outro criador com objetivo de produzir espécimes (filhotes) de mesma espécie, vedado o cruzamento interespecífico, conforme art. da IN 10/2011.
Como fazer um registro de pássaros?
O cadastro para criação amadora de passeriformes inicia-se na Internet, conforme as normas da Instrução Normativa IBAMA nº 10/2011.
- 1º Passo: EFETUAR O CADASTRO TÉCNICO FEDERAL- CTF.
- 2º Passo: REUNIR DOCUMENTAÇÃO / AGENDAMENTO.
- 3º Passo: VISTORIA PRESENCIAL / HOMOLOGAÇÃO E REGULARIZAÇÃO.
Como funciona o SisPass?
O SisPass é o sistema de controle e monitoramento hoje utilizado pelos estados para a concessão das licenças de criação amadora de pássaros, de modo que ao Ibama cabe apenas a gestão do mesmo. Previsto na Instrução Normativa Ibama nº 10/2011 o sistema pode ser acessado no site de Serviços do Ibama.
Onde registrar pássaros?
Para pássaros adquiridos de criadores comerciais, deve-se exigir nota fiscal com seu CPF, documento de registro da ave no IBAMA e o número de registro do Estabelecimento Comercial junto ao IBAMA.
Como faço para registrar um papagaio?
Como legalizar um papagaio neste caso? Na verdade, não há o que fazer quanto à legalização. A ave deve ser levada a um centro de triagem de animais silvestres do órgão (federal ou estadual) de meio ambiente da localidade na qual foi encontrada ou retirada.