Qual o primeiro lançamento contábil a ser realizado para registrar a celebração do Contrato Social?

Índice

Qual o primeiro lançamento contábil a ser realizado para registrar a celebração do Contrato Social?

Qual o primeiro lançamento contábil a ser realizado para registrar a celebração do Contrato Social?

Logo após o arquivamento dos atos constitutivos da empresa (Contrato Social ou Estatuto Social), a mesma deverá fazer a abertura da sua escrita contábil, onde se tem primeiramente os lançamentos de subscrição do Capital Social e, em seguida, a integralização total ou parcial do Capital subscrito.

Qual o primeiro lançamento contábil de uma empresa?

Os primeiros lançamentos contábeis, para abertura da escrita, referem-se ao registro do capital social. Em seguida, registra-se a integralização total ou parcial do capital subscrito.

Qual é o primeiro lançamento contábil?

Informações necessárias para os lançamentos contábeis

  1. A data da transação (dia, mês e ano que ocorreu o registro);
  2. Local (localização da empresa);
  3. Dados das contas impactadas, seja credora ou devedora;
  4. Os valores a serem creditados e debitados;

Como contabilizar o capital social?

Como contabilizar o capital social O capital social é o total de investimentos feitos pelos sócios de uma empresa para constituí-la e fazer com que suas primeiras movimentações possam se realizar. Estes investimentos podem ser realizados com a utilização de dinheiro, veículos, imóveis, móveis, etc..

Como entregá-los ao capital social da empresa?

Para integração desses bens ao Capital Social da empresa, basta entregá-los e disponibilizá-los. No caso de automóveis, é preciso que o sócio que o está entregando faça a transferência do documento junto ao DETRAN, passando do seu nome para o nome da empresa.

Qual a composição do capital social da empresa?

A composição do Capital Social deve ser registrada no Contrato Social da empresa. Nesse documento estarão descritas todas as informações do negócio que está sendo aberto, incluindo a cota de participação de cada sócio. É nesse ponto que entra a questão da integralização de Capital Social.

Por que o lançamento contábil deve ser subdivido?

Este lançamento contábil deve ser subdivido em duas parte, sendo a primeira aquela que registra o compromisso dos sócios para com a empresa e esta é denominada de SUBSCRIÇÃO do capital e a segunda parte refere-se ao cumprimento da obrigação dos sócios para com a empresa e esta é denominada de INTEGRALIZAÇÃO do capital.

Postagens relacionadas: