Como se faz o rateio dos custos indiretos?

Índice

Como se faz o rateio dos custos indiretos?

Como se faz o rateio dos custos indiretos?

Para descobrir o rateio, é essencial tirar a porcentagem de participação de cada produto no consumo total da matéria-prima para que seja aplicada nos custos indiretos. Portanto, é preciso dividir o valor unitário pelo total, o que dá 60% para o produto X (15.000/25.000) e 20% para os produtos Y e Z (5.000/25.000).

Quando aplicamos o rateio dos custos indiretos de um exemplo?

Custo indireto Exemplos: energia elétrica da empresa, depreciação de um computador utilizado em mais de um projeto, software comum entre equipes ou mão de obra da administração ou gerência.

Qual a importância de ratear os custos indiretos?

O rateio de custos permite, assim, uma precisão quase cirúrgica nas análises internas, melhorando a gestão de custos do negócio. Além disso, permite também uma divisão justa e proporcional dos gastos internos da organização.

Quais são os custos indiretos?

Custos Diretos: Aqueles que afetam apenas uma linha de produção. Custos Indiretos: Aqueles que afetam mais de uma linha de produção e precisam ser corretamente rateados. Ou seja, desses 4 tipos de custos, existem dois que realmente são “alvo” do rateio de custos: os fixos e os indiretos.

Quais são os métodos de rateio de custos?

Os métodos ou critérios para rateio de custos são muitos e não podem ser definidos simplesmente em um post, pois eles vão depender da atividade única de cada empresa e também a prioridade de visualização dos dados no momento. No entanto, existem alguns métodos mais tradicionais utilizados.

Qual o papel do rateio de custos?

Rateio de custos é um ponto importante para qualquer gestor, diz respeito a um controle maior acerca dos gastos operacionais da organização. No setor de logística, isso é essencial. E, inclusive, estratégico para manter o funcionamento da área e conseguir melhores resultados com maior custo-benefício a longo prazo.

Qual é o rateio de custos de um projeto?

O rateio de custos proporcional às horas trabalhadas no projeto é bastante comum em empresas de projeto. Por exemplo, quanto mais horas os funcionários trabalham em um projeto, maior é o valor que o projeto deve contribuir para pagar as despesas com infraestrutura (cadeiras, mesas, computadores, etc).

Postagens relacionadas: