Como é feito o teste de Schiller?
Como é feito o teste de Schiller?
O teste de Schiller é um exame de diagnóstico que consiste na aplicação de uma solução com iodo, o Lugol, na região interna da vagina e no colo do útero e tem como objetivo verificar a integridade das células dessa região.
Para que serve Teste de Schiller?
O teste de Schiller tem a finalidade de demarcar áreas de epitélio escamoso cervico-vaginal, que é rico em glicogênio e, portanto, adquire uma coloração marrom-escuro.
O que fazer quando o teste de Schiller der positivo?
Teste de Schiller positivo significa uma área no colo uterino que deve ser biopsiada para se fazer o diagnóstico e o tratamento. O sangramento pode ter sido pela manipulação ou pela biópsia.
O que quer dizer teste de Schiller iodo positivo?
Teste de Schiller positivo/Iodo negativo significa que existe alguma alteração ou lesão no colo. Teste de Schiller negativo/Iodo positivo significa que não há alteração no colo.
Como entender o resultado do exame de colposcopia?
A classificação colposcópica pode ser normal, se for uma colposcopia satisfatória (em que é visível a ZT ou JEC) e não é visualizada nenhuma lesão. Pode ser uma colposcopia insatisfatória, em que não é visualizado o colo do útero ou a zona de transformação / junção escamocolunar (ZT / JEC não visível).
O que é ZT na colposcopia?
Resultados da colposcopia Este exame pretende avaliar todo o colo do útero, em especial a zona de transformação (ZT) ou junção escamocolunar (JEC), uma vez que é nesta área que ocorrem as alterações responsáveis pelo aparecimento das lesões cervicais.
O que é JEC visível?
Os achados JEC visível, ZT tipo I e vascularização típica são achados de normalidade. Não se preocupe. O seu médico encontrou uma alteração (zona de transformação atípica) no colo uterino que ele caracterizou como "pontilhado fino no lábio posterior". Essa alteração é classificada como achado colposcópico menores.