Como fazer o teste do monofilamento?

Índice

Como fazer o teste do monofilamento?

Como fazer o teste do monofilamento?

O instrumento de avaliação é feito com um estesiômetro de náilon, o qual é aplicado suavemente em cerca de cinco pontos de pressão nos pés e/ou mãos do paciente6. O uso desses mono lamentos para detecção de presença/ ausência de sensibilidade teve início no ano de 1800.

Como é feito o exame do pé diabético?

Classicamente, recomenda-se avaliar a sensibilidade dos pés por meio de monofilamento de 10g, associado a mais um teste entre: diapasão 128 Hz (sensibilidade vibratória), pino ou palito (sensibilidade dolorosa), martelo (reflexo aquileu) ou bioestesiômetro (limiar de sensibilidade vibratória).

Como fazer teste sensibilidade?

Para testar a sensibilidade vibratória, o examinador coloca o dedo sob a articulação interfalangiana distal e percute levemente com um diapasão de 128 Hz no lado oposto da articulação. O paciente deve perceber o fim da vibração ao mesmo tempo que o examinador, que a sente pela articulação do paciente.

Como usar o monofilamento?

2º - Pressionar com força suficiente apenas para encurvar o Monofilamento. 3º - O tempo total entre o toque para encurvar o Monofilamento e sua remoção não deve exceder dois segundos. 4º - Perguntar se o paciente sentiu ou não a pressão/toque (SIM ou NÃO) e onde está sendo aplicado (Pé Direito ou Esquerdo).

Postagens relacionadas: