Por que o sangue do diabo e vermelho?

Índice

Por que o sangue do diabo e vermelho?

Por que o sangue do diabo e vermelho?

A amônia, liberada a partir da decomposição do hidróxido de amônio, possui caráter básico. Dessa maneira, sua presença na solução induz a fenolftaleína a apresentar-se na cor vermelha. Daí provém a pigmentação inicial do sangue do diabo.

Quando se adiciona o indicador fenolftaleína a uma solução aquosa incolor?

Quando se adiciona o indicador fenolftaleína a uma solução aquosa incolor de uma base de Arrhenius, a solução fica vermelha. Se for adicionada a uma solução aquosa de um ácido de Arrhenius, a solução continua incolor. Quando se dissolve cianeto de sódio, a solução fica vermelha após adição de fenolftaleína.

Qual é o nome da sangue do Diabo?

O nome “Sangue do diabo” parece assustador, mas se trata de uma inocente solução de cor avermelhada. Ela se classifica como uma base fraca e solúvel em água, seu ingrediente básico é hidróxido de amônio ( NH 4 OH ), conhecido também como amoníaco.

Por que o sangue do diabo pode ser lançado sobre pessoas?

Foi batizada de “Sangue do diabo” por fazer parte de uma brincadeira maldosa: se você atirar a solução sobre tecido branco vai provocar uma mancha vermelha. Por esta propriedade o “Sangue do diabo” pode ser lançado sobre pessoas e as assustarem em razão da suposição de suas roupas terem sido danificadas, o que não é verdade, veja por quê:

Por que o sangue do Diabo é assustador?

Apesar desse experimento ser conhecido por um nome bem assustador – sangue do diabo –, na verdade, ele não se trata de nada sobrenatural. Ele é chamado assim porque antigamente era muito comum, principalmente no carnaval, que algumas pessoas jogassem nas roupas de outras um líquido avermelhado.

Postagens relacionadas: