Como é feito o teste de recuperabilidade?
Índice
- Como é feito o teste de recuperabilidade?
- Como é feito o teste de recuperabilidade qual o CPC que normatiza?
- O que é o teste de recuperabilidade?
- Qual o objetivo do teste do impairment ou teste de recuperabilidade que procedimentos devem ser feitos?
- Qual a forma de se contabilizar o impairment?
- Quando é feito o teste de impairment?
- Como deve ser feito processo de identificação da existência de ativos desvalorizados no CPC 01?
- Qual a abrangência do teste de recuperabilidade?
- Quem deve realizar o teste de recuperabilidade de ativos?
- Qual o valor de recuperação de um ativo?
- Como fazer a execução do teste de impairment?
Como é feito o teste de recuperabilidade?
O teste para recuperabilidade pode ser feito pelo valor líquido ou pelo valor de uso, que é indicado pelo valor que está presente nos fluxos de caixas estimados. O valor líquido de venda consiste naquele que é obtido pela venda de um ativo, fora as despesas de venda.
Como é feito o teste de recuperabilidade qual o CPC que normatiza?
O Teste de Impairment, também chamado de teste de imparidade ou teste de recuperabilidade, é um procedimento realizado nas empresas para a verificação de uma possível redução no valor recuperável dos seus ativos de longa duração.
O que é o teste de recuperabilidade?
O teste de recuperabilidade, também chamado de impairment test, visa demonstrar qual o valor real líquido de realização de um ativo, ou seja, qual o seu valor recuperável.
Qual o objetivo do teste do impairment ou teste de recuperabilidade que procedimentos devem ser feitos?
O teste de recuperabilidade, conhecido como “Impairment test”, tem por objetivo apresentar, de forma prudente, o valor real líquido de realização de um ativo. ... O teste busca verificar se o ativo não está desvalorizado em relação a seu valor real.
Qual a forma de se contabilizar o impairment?
Se o valor recuperável do ativo for maior do que seu valor contábil, não será necessário nenhum registro. Porém, se o valor recuperável for menor que o valor contábil, a empresa deverá efetuar o ajuste, debitando-se a conta de “Despesa de perda por desvalorização de ativos” e creditando-se uma conta redutora do ativo.
Quando é feito o teste de impairment?
Quando realizar o Teste de Impairment? Segundo a Lei Nº. 11.638/07, enfrentam a obrigatoriedade de realizar o Teste de Impairment Sociedades de Grande Porte que no exercício anterior tiveram ativo total superior a R$ 240 milhões ou receita bruta anual superior a R$ 300 milhões.
Como deve ser feito processo de identificação da existência de ativos desvalorizados no CPC 01?
58 A perda por desvalorização do ativo deve ser reconhecida imediatamente no resultado do período, a menos que o ativo tenha sido reavaliado Qualquer desvalorização de um ativo reavaliado deve ser tratada como uma diminuição de reavaliação.
Qual a abrangência do teste de recuperabilidade?
A Lei 11.638/2007 somente introduziu uma maior abrangência desse teste sobre a recuperabilidade, e passou a incluir os subgrupos do imobilizado e intangível, não mencionados explicitamente até então. Para aplicar o teste de recuperabilidade nesses grupos, a administração deverá, no mínimo, executar as seguintes etapas:
Quem deve realizar o teste de recuperabilidade de ativos?
Explicando de forma mais fácil: o ativo, que é o conjunto de bens e direitos de uma empresa e que pode ser convertido em dinheiro, é verificado dentro da empresa para saber se pode ser recuperado por venda ou por utilização e, para esse fim, há o teste de recuperabilidade. Quem deve realizar o teste de recuperabilidade de ativos?
Qual o valor de recuperação de um ativo?
Um ativo está registrado contabilmente por valor que excede seu valor de recuperação se o seu valor contábil exceder o montante a ser recuperado pelo uso ou pela venda do ativo. Este pronunciamento deve ser aplicado na contabilização de ajuste para perdas por desvalorização de todos os ativos, exceto:
Como fazer a execução do teste de impairment?
2. Execução: Realização do Teste de Impairment Determinado o método, o próximo passo é a sua execução. A empresa pode tanto fazer internamente (desde que tenha os profissionais adequados e habilitados) como contratar empresas especializadas, como a AfixCode para a realização do teste de impairment.