Por que o pagamento de pró labore foi considerado uma despesa?

Índice

Por que o pagamento de pró labore foi considerado uma despesa?

Por que o pagamento de pró labore foi considerado uma despesa?

Assim, pró-labore é o pagamento realizado a sócios e/ou gerentes por seu trabalho. ... É antieconômico ter uma despesa sem necessidade apenas porque possui um sócio envolvido. Afinal, o pró-labore é considerado uma despesa administrativa comum e deve ser justa como qualquer outra para manter a saúde do negócio.

Que tipo de despesa é o Pró-labore?

Contabilmente, o pró-labore será debitado à conta de custos ou despesas operacionais. Será classificado como custo quando a remuneração for atribuída a dirigente de indústria e de produção dos serviços, e como despesa operacional quando a remuneração for atribuída a dirigentes ligados à administração.

Onde fica o Pró-labore na DRE?

O pagamento do Pró-labore deve ser lançado no Passivo Circulante da empresa, juntamente com o imposto de renda e o INSS. No DRE (Demonstrativo de Resultados da Empresa), o pagamento do Pró-labore deve ser registrado como despesa ou custos fixos.

O que significa a despesa Pró-labore?

O pró-labore é a remuneração (semelhante ao salário) dos sócios que trabalham na empresa e deve ser calculado para se chegar ao pagamento justo do trabalho dos sócios na empresa.

Qual a alíquota do INSS sobre pró-labore?

O INSS incidente sobre a remuneração de pró-labore, calculado mediante aplicação da alíquota de 20% (vinte por cento), exceto em determinadas empresas optantes pelo Simples Nacional, seguirá a mesma sistemática adotada para a contabilização do próprio pró-labore, ou seja: 1.

Como cadastrar o pró-labore no INSS?

Cadastrando o pró-labore, o contador deve gerar uma guia GPS (Guia de Previdência Social), que, para os clientes da Contabilizei ficará disponível na plataforma todos os meses – e é através da GPS que você irá pagar o valor referente à sua contribuição ao INSS. 1. Para empresas no Simples Nacional

Como faço a contabilização do pró-labore?

A contabilidzação do pró-Labore é semelhante ao da folha de pagamento de funcionários. Ex.: Obs.: Os valores são meramentes ilustrativos. Eu faço da seguinte maneira. D - Desp. Pro-Labore (Resultado) C - IRF s/Folha a Recolher (Passivo). Complementando, as contas de IRRF à pagar e do INSS a pagar são contas integrantes do Passivo Circulante.

Como são os lançamentos contábeis?

Os lançamentos contábeis são desta forma: Sobre o valor do pró labore incide o INSS (parte empresa) e o FGTS, quando se opta pelo recolhimento. RIR/1999; Decreto-lei nº 2.341/1987; Lei nº 8.036/1990; Lei nº 9.430/1996

Postagens relacionadas: