Qual tratamento para um dependente químico?
Índice
- Qual tratamento para um dependente químico?
- Como deve ser abordagem para o tratamento da dependência química?
- Quais são as alternativas para o tratamento de dependentes químicos no Brasil?
- Quais estratégias são tratadas para alcançar a abstinência?
- Quais são as etapas de atendimento a pacientes com dependência química?
- Como ajudar um dependente químico?
- Qual o limite mais saudável para o dependente químico?
- Como ajudar pessoas com dependência química?
- Como lidar com a dependência química?
Qual tratamento para um dependente químico?
Esse tipo de tratamento normalmente é feito em conjunto com a psicoterapia. Diversas abordagens psicoterapêuticas têm sido eficazes no tratamento da dependência química, entre elas a psicanálise, a terapia cognitivo-comportamental, a terapia em grupo e a terapia ocupacional.
Como deve ser abordagem para o tratamento da dependência química?
A partir desse acompanhamento, a pessoa acometida pela dependência química passará por terapias que tratarão dos fatores comportamentais, emocionais, neuropsicológicos, fazendo uso de medicamentos e participando de terapia individual ou em grupo.
Quais são as alternativas para o tratamento de dependentes químicos no Brasil?
5 ALTERNATIVAS DE TRATAMENTOS PARA DEPENDENTES QUÍMICOS
- 1- CLINICA DE REABILITAÇÃO PADRÃO. As clinicas de reabilitação padrão tem por objetivo o tratamento para dependentes químicos de modo geral. ...
- 2- MORADIA ASSISTIDA. ...
- 3- IBOGAÍNA. ...
- 4- ACOMPANHAMENTO TERAPÊUTICO. ...
- 5- TRATAMENTO AMBULATORIAL.
Quais estratégias são tratadas para alcançar a abstinência?
Terapia cognitivo — comportamental A base da ação dessa terapia comportamental considera que a opção pelas substâncias entorpecentes resulta de um comportamento aprendido. Assim sendo, há possibilidades de o indivíduo “desaprender” ou de se desinteressar pelos tóxicos.
Quais são as etapas de atendimento a pacientes com dependência química?
Existem cinco estágios que ocorrem nesse processo que são a Pré-Contemplação, Contemplação, Preparação, Ação e a Manutenção.
Como ajudar um dependente químico?
Enfrentar as consequências da dependência química de um familiar ou amigo é uma situação extremamente delicada e penosa pois, no dia a dia, os sentimentos de raiva, culpa e medo tomam conta dos pensamentos. Por isso, parte do processo de como ajudar um dependente químico envolve a busca por assistência para familiares e amigos envolvidos.
Qual o limite mais saudável para o dependente químico?
Limites saudáveis precisam ser discutidos com foco no que é mais útil para o dependente químico, sem permitir que a situação piore.
Como ajudar pessoas com dependência química?
Ajudar uma pessoa com dependência química pode demorar e ser a coisa mais difícil que você fará em sua vida, mas será a mais gratificante. 2) Mostre empatia. Ser ouvido e compreendido são componentes essenciais para o crescimento pessoal.
Como lidar com a dependência química?
A experiência emocional de lidar com uma dependência química vai forçar uma pessoa a crescer, o que pode ser doloroso. Você pode ajudar a aliviar a dor dela escutando-a ativamente. Coloque-se no lugar da pessoa. Aprenda a ser compassivo e compreensível em vez de julgá-la.