Como deve ser Realizar-se-á oftalmoscopia direta?

Índice

Como deve ser Realizar-se-á oftalmoscopia direta?

Como deve ser Realizar-se-á oftalmoscopia direta?

Figura 1 - Na oftalmoscopia direta (A), o exame é feito pedindo-se para que o paciente fixe um ponto `a sua frente ao longe, e o examinador deve se aproximar com o oftalmoscópio t˜ao perto quanto possıvel da pupila do paciente, procurando ver retina, vasos, disco óptico e mácula, ajustando o foco no bot˜ao lateral do ...

O que é oftalmoscopia direta?

A oftalmoscopia direta (Fig. 1) permite observar a superfície interior do olho com magnificação de 15 vezes em um campo de visão restrito a aproximadamente 10 a 15 graus, não sendo adequado para avaliar a periferia da retina [10].

Como fazer fundoscopia direta?

PASSO 1 - Papila: À distância de um braço do examinado, aproxima-se o máximo possível , pelo lado temporal, buscando o reflexo vermelho até que apareça alguma estrutura do fundo de olho. Focaliza-se a imagem, utilizando o conjunto de lentes do oftalmoscópio. A seguir, deve-se localizar a papila ou disco óptico.

Qual é a desvantagem da oftalmoscopia direta monocular?

Visualização fácil da retina periférica, de grande importância na detecção de lesões nesta área. A pouca magnificação permite observar simultaneamente uma ampla zona da retina. Desvantagens: Utilização de midriático.

Como usar o oftalmoscópio?

O aparelho oftalmológico possui um espelho angulado e uma luz que ilumina dentro do olho e a reflexão desta luz na retina permite a observação do fundo do olho.

O que é o exame de oftalmoscopia?

A oftalmoscopia faz parte de um exame regular dos olhos. A oftalmoscopia é útil não só para detectar alterações na retina, devido a doenças próprias do olho, mas também para detectar algumas doenças que afetam outras partes do corpo.

Para que serve a oftalmoscopia?

Trata-se de um exame que analisa as estruturas do fundo do olho que é formada pela retina, disco óptico e vasos sanguíneos.

Como descrever fundoscopia?

O exame do fundo ocular é realizado habitualmente sem a dilatação da pupila, sendo utilizado mais frequentemente para a sua observação o feixe de luz redondo do oftalmoscópio. O feixe redondo de maior diâmetro utiliza-se para visualizar grandes áreas retinianas.

Como é feito uma fundoscopia?

O aparelho que o médico usa nesse exame é chamado oftalmoscópio, o qual projeta um feixe de luz no interior do olhoe, mediante a reflexão dessa luz na retina, permite observar suas estruturas. Para facilitar e ampliar a visão da retina o médico geralmente usa um colírio que dilata a pupila ocular.

Quais são os tipos de oftalmoscopia direta?

Existem dois tipos de fundoscopia: a direta, na qual se obtém uma imagem ampliada quinze vezes maior, mas com restrito campo de visão, e a indireta, que proporciona uma imagem com ampliação menor, porém com visualização mais ampla da retina, evidenciando-se até sua periferia. A oftalmoscopia direta é comumente realizada pelo clínico geral e ...

Como fazer a oftalmoscopia?

Pode ser realizado de diferentes formas: oftalmoscopia com lâmpada de fenda, oftalmoscopia direta simples e oftalmoscopia indireta. Neste tipo de procedimento, o paciente é colocado numa lâmpada de fenda. Este aparelho é comumente utilizado na oftalmologia para avaliar a região anterior do globo ocular.

Como fazer a oftalmoscopia indireta?

Oftalmoscopia Indireta. O paciente deve encontrar-se sentado, com as costas inclinadas para trás em aproximadamente 45°. O oftalmologista deve colocar a cabeça no oftalmoscópio indireto. Esta visualização também é realizada interpondo-se lentes. Neste último, a imagem também é estereoscópica, sendo observado um amplo campo da retina.

Qual o diafragma do oftalmoscópio?

Na fonte luminosa, há diafragmas e filtros que regulam quantidade e cor de luz emitida pelo oftalmoscópio – TABELA 1. TABELA 1. Aberturas e filtros do diafragma do oftalmoscópio. Pequena abertura Fundo de olho em pupilas não dilatadas e ambientes com iluminação.

Postagens relacionadas: