Quando deve ser feito o transplante de mudas?

Índice

Quando deve ser feito o transplante de mudas?

Quando deve ser feito o transplante de mudas?

A hora certa de transplantar é quando as raízes estão circundando o fundo e bordas do recipiente/vaso. Evite adiar o transplante pois isso poderá causar um emaranhado de raízes, passível de prejudicar o crescimento da planta depois.

O que é o transplante de mudas?

Agência Embrapa de Informação Tecnológica - Transplante de mudas. Este método de plantio é o mais utilizado no Brasil, especialmente nas Regiões Sul e Nordeste. Permite seleção de mudas vigorosas e sadias, o que viabiliza a produção de bulbos uniformes em formato e tamanho.

Como passar mudas para vaso?

Este passo é uma das partes mais delicadas do processo de plantio, aconselhamos umedecer a muda ou imergir em água (caso seja plantada a campo) e em seguida, segurar a muda pelo caule e dar suaves batidas na borda do tubete com algum pedaço de madeira. Deve-se evitar dar batidas na lateral ou no fundo do tubete.

O que são hortaliças de transplante?

O transplante das mudas se dá, em geral, quando apresentarem (no caso de alfaces, almeirão, chicória e até mesmo couves) em torno de três a quatro folhas definitivas (sem contar aquelas duas primeiras que nascem, uma de cada lado).

Como passar uma planta para um vaso maior?

Se a ideia é trocar a planta para um vaso maior, a dica é adicionar mais substrato ou terra adubada e também minerais como a perlita e vermiculita (esta última para plantas que requerem mais umidade ou para ambientes que ficam sem receber água por mais tempo).

Quando começar o plantio de mudas?

Passado esse período, siga o cultivo de acordo com a espécie. Vale dizer que o plantio deve ser feito preferencialmente pela manhã e não permita contato das raízes diretamente com o sol. Isso prejudicará a muda. Get notified about exclusive offers every week!

Qual o material de propagação para a muda?

O material de propagação para o preparo das mudas (estaca do porta-enxerto e gema da produtora) deve ser obtido em órgãos oficiais ou viveiristas credenciados.

Como devem ser as mudas adquiridas?

As mudas adquiridas devem ser de raiz nua e bem lavadas de forma que se possa observar a presença de pragas como a "pérola-da-terra" e outros sintomas como engrossamento, nódulos, escurecimento e necroses causados por patógenos de solo.

Quais são as mudas pequeninas?

Sejam mudas pequeninas, aquelas que geralmente vem em saquinhos plásticos, ou até um pouco maiores e mais formadas, compradas em floriculturas. O transplante para vasos maiores em que a planta possa se adaptar é ideal. No entanto, é uma tarefa que como qualquer outra requer alguns cuidados.

Postagens relacionadas: