Quanto cobrar por um pacto antenupcial?

Índice

Quanto cobrar por um pacto antenupcial?

Quanto cobrar por um pacto antenupcial?

Os nubentes devem levar consigo os documentos pessoais (RG e CPF). O preço para a elaboração do pacto é tabelado por lei em todos os cartórios dos estados. Em 2020 em São Paulo, por exemplo, o valor é de R$ 442,17 enquanto em Santa Catarina, o valor é de R$ 37,00. Preciso de um advogado para pacto antenupcial?

Quais são os regimes de bens a serem adotados por pacto antenupcial?

Os regimes de bens a serem adotados por pacto antenupcial são: Separação total de bens: os bens dos nubentes, adquiridos antes ou durante o casamento, permanecem sempre como propriedade individual de cada um. Ou seja, com o casamento, não haverá a transmissão do patrimônio de um nubente para o outro.

Qual a diferença entre casamento e nubente?

Ou seja, com o casamento, não haverá a transmissão do patrimônio de um nubente para o outro. Comunhão universal de bens: tornam-se de propriedade comum do casal todos os bens dos nubentes, independentemente se adquiridos antes ou durante o casamento.

Qual o regime do seu casamento?

“Quando os cônjuges nada convencionárão sobre o regimen do seu casamento, applica-se a regra do Art. 111 Consolid.; e o regime do casamento é o da communhão legal, segundo o costume geral do Império”.

Quando ocorre a celebração do casamento?

O casamento ocorre no ato de sua celebração, aplicando-se, no que pertine à legislação aplicável, a regra tempus regit actum. Assim, caso não haja sido apresentada convenção antenupcial na data da celebração, via de regra, por força do disposto no art. 258 CCB1916 (atual 1.640 CCB2002), o regime é o legal, da comunhão parcial de bens.

Postagens relacionadas: