Como é a dor fantasma?

Índice

Como é a dor fantasma?

Como é a dor fantasma?

O aspecto fantasma não é a dor, que é real, mas o local da dor, um membro que foi amputado. A dor fantasma geralmente começa dentro de dias após a amputação, mas pode levar meses ou anos para aparecer. A dor fantasma pode ser em formigamento, aguda, pungente, latejante, em queimação, intensa, em beliscão ou em aperto.

O que é a síndrome do membro fantasma?

A Síndrome do Membro Fantasma é uma condição neurofisiológica, na qual a parte amputada desmembra-se do corpo, porém, não do cérebro, ocasionando fortes dores. De acordo com o Dr. Raphael Sancinatti, ela pode se manifestar de duas maneiras: sensação ou dor fantasma crônica.

O que é a dor fantasma?

Até 85% dos pacientes amputados queixam-se de dor do membro fantasma (ou simplesmente dor fantasma), definida como a sensação dolorosa referente ao membro perdido (3,4). Este quadro evidencia-se por dor aguda em pontada, ferroada ou picada na região correspondente à porção do membro que foi amputado (3).

Como ocorre a dor fantasma?

A dor do membro fantasma pode ser descrita como uma dor neuropática, que ocorre devido a uma falha no mapeamento neurológico, alterando assim, a maneira em que o cérebro enxerga todos os membros corporais do amputado.

Quais são os sintomas da dor fantasma?

Sintomas que afetam a parte do membro mais distante do corpo, como o pé de uma perna amputada; Dor que pode ser descrita como a sensação de tiros, facadas, cãibras, alfinetadas, esmagamento, latejamento ou queimação. Dor Fantasma – Fatores de Risco Nem todo mundo que sofre uma amputação desenvolve a dor fantasma.

Quais as evidências da dor fantasma?

Jensen et al, descobriu ainda que a dor fantasma é consideravelmente mais frequente em pessoas que sofrem com dor no coto ou mesmo alguma alteração da sensibilidade cutânea na região. A medula espinhal também exerce função na modulação da dor fantasma. As evidências vem sendo demonstradas ao longo dos últimos anos.

Por que a síndrome do membro fantasma se manifesta?

Conclui-se apenas que a síndrome do membro fantasma é baseada em fatores fisiológicos e psíquicos. Existem ainda outras situações em que a síndrome do membro fantasma se manifesta em indivíduos, como lesões no plexo braquial (conjunto de nervos que se originam na medula espinhal), tetraplegia, retirada da mama, apêndice fantasma entre outras.

Quais são as sensações de dor de um membro perdido?

Pessoas que perderam algum membro de seu corpo sentem o membro fantasma. Trata-se de sensações de dor no local onde o membro perdido se encontrava. Tais sensações ocorrem porque o cérebro detecta estímulos sensoriais por meio de seus neurônios distribuídos por todo o organismo.

Postagens relacionadas: