Como continuar a amamentação?
Como continuar a amamentação?
Continue com a amamentação em casa nos horários em que estiver (a sucção do bebê é o melhor estímulo para a produção do leite), como pela manhã e ao chegar em casa. Se ele estranhar um pouquinho, faz parte. E relaxe! O ideal é você retirar o leite no trabalho mais ou menos nos mesmos horários em que ele mamaria.
Como oferecer leite materno volta ao trabalho?
O cuidador deve saber manejar o leite materno, assim como usar o copinho, caso necessário. Também é essencial treinar o bebê tomar o leite no copinho. Para que isso aconteça, a mãe deve, nos dias que antecedem a volta ao trabalho, no final de cada mamada, oferecer um pouco de leite no acessório.
Como manter a amamentação após a licença-maternidade?
Para manter a amamentação é preciso planejamento. Uma boa dica é começar a armazenar o leite materno 15 dias antes de voltar ao trabalho, que é o prazo máximo para mantê-lo congelado. Na geladeira, o leite dura apenas 24 horas.
Quem amamenta pode trabalhar?
Atualmente, a CLT estabelece que tal direito se aplica até que o filho complete seis meses de idade. A proposta dobra esse período. Ainda segundo o projeto, a empregada que estiver amamentando poderá optar pelo trabalho remoto, quando possível, por até seis meses após o término da licença-maternidade.
Como funciona o atestado de amamentação?
Conforme dispõe o artigo 396 da CLT, para amamentar o próprio filho, até que este complete 6 (seis) meses de idade, a mulher terá direito, durante a jornada de trabalho, a dois descansos especiais de meia hora cada um.
Como amamentar depois da introdução dos alimentos?
A partir de seis meses inicia-se a introdução alimentar. É como se estivéssemos preparando o bebê para o futuro, mas o leite materno continua a ser a base da alimentação dele. Os alimentos devem ser introduzidos de forma lenta e gradual, pois inicialmente devem complementar o leite materno e não substituí-lo.
Qual o direito de mãe que amamenta?
Resumidamente, as mães que trabalham e que amamentam nos primeiros seis meses têm direito, por lei, a duas pausas, de ½ hora cada uma, para amamentar, ou a sair 1 hora mais cedo do trabalho, além da licença maternidade de 120 dias (4 meses mais ou menos).