Quais sintomas o paciente pode apresentar quando apresenta disfunção temporomandibular?

Índice

Quais sintomas o paciente pode apresentar quando apresenta disfunção temporomandibular?

Quais sintomas o paciente pode apresentar quando apresenta disfunção temporomandibular?

Os principais sinais e sintomas relacionados à DTM são: dor intra-articular, espasmo muscular, dor ao fechar a mandíbula; crepitação, dor ou zumbido no ouvido; dor irradiada no pescoço; dor de cabeça; sensação de tamponamento no ouvido15. A dor de cabeça é um dos sintomas mais relatados pelos pacientes7.

Quais são os sinais e sintomas de DTM?

Os principais sinais e sintomas relacionados à DTM são: dor intra-articular, espasmo muscular, dor ao fechar a mandíbula; crepitação, dor ou zumbido no ouvido; dor irradiada no pescoço; dor de cabeça; sensação de tamponamento no ouvido15.

O que é a DTM?

A DTM muscular ocorre quando há um tensionamento dos músculos mastigatórios. Esses músculos podem funcionar inadequadamente por diversos motivos. Um deles pode ser uma deficiência nutricional que faz com que eles se desgastem e não consigam se regenerar. A dor pode ocorrer também por conta de lesões musculares.

Qual a relação DTM e fatores emocionais ou oclusão?

Um estudo que avaliou pacientes com DTM demonstrou que o estresse influencia a sintomatologia da DTM, já que de 48 pacientes atendidos com DTM, 89,6% necessitavam de atendimento psicológico14. A participação dos fatores oclusais e os hábitos parafuncionais na etiologia da DTM são controversos.

Como é a dor da disfunção temporomandibular?

Sendo assim, é possível afirmar que, um paciente possui DTM quando a ATM não cumpre bem o seu papel articular. Nesse caso, é comum que surjam sinais como dores de cabeça constantes, dores de ouvido, dificuldades de abrir e fechar a boca, estalos na mandíbula e zumbidos frequentes.

Como funciona o tratamento da DTM?

No tratamento das desordens temporomandibulares (DTM) podem ser utilizados a termoterapia, como o calor superficial em região de face e cervical no caso de dor orofacial ou a crioterapia nos casos articulares, como deslocamento anterior do disco.

Por que a dor de cabeça pode ser causada pela DTM?

A dor de cabeça é um deles. “É que ela pode ser causada pela DTM. A característica é uma dor em aperto e que tende a melhorar quando a pessoa relaxa”, esclarece a dentista Daniela Godoi Gonçalves, professora da Universidade Estadual Paulista, em Araraquara, no interior de São Paulo.

Como aliviar a dores de cabeça?

Assim, caso você precise aliviar o sintoma, prefira lugares vazios ou abertos. O frio também pode ser o vilão das dores de cabeça. Para Oswaldo de Oliveira, manter-se aquecido pode ser fundamental para o bem-estar nesses casos. A dica também vale para os banhos: prefira os quentes, sempre evitando a possibilidade de choque térmico.

Como relaxar a dor de cabeça?

De acordo com a naturóloga Mariane Vitte, do W Spa, o ideal é pressionar o ponto com movimentos circulares por alguns minutos. Quando a dor de cabeça vem no final do dia, causada pela correria e pelo estresse, o segredo é relaxar.

Por que a dor na ATM pode gerar dor de cabeça?

Todos estes fatores fazem com que a articulação e os músculos da mandíbula sejam afetados, gerando dor, desconforto e estalos. A dor na ATM, muitas vezes, pode gerar dor de cabeça, neste caso a dor é causada pela estimulação constante dos músculos da face e da mastigação.

Postagens relacionadas: