O que é preciso para fazer pedido de nacionalidade portuguesa?

Índice

O que é preciso para fazer pedido de nacionalidade portuguesa?

O que é preciso para fazer pedido de nacionalidade portuguesa?

Pode pedir a nacionalidade portuguesa nestas condições se:

  1. nasceu no estrangeiro.
  2. tem uma avó portuguesa ou avô português, que não tenham perdido a nacionalidade portuguesa.
  3. declarar que quer adquirir a nacionalidade portuguesa, utilizando a declaração para aquisição da nacionalidade portuguesa.

Quem tem direito a requerer a nacionalidade portuguesa?

Tem direito a requerer a nacionalidade portuguesa quem é estrangeiro (nascido fora de Portugal) e é filho de cidadão português (pai, mãe ou ambos nascido em Portugal ou que tenha adquirido a nacionalidade).

Como conseguir a dupla nacionalidade portuguesa?

Como obter a nacionalidade portuguesa? A nacionalidade portuguesa pode ser atribuída a todos os filhos de português (pai ou mãe) nascido em Portugal ou que embora já nascido no Brasil tenha obtido antes de falecer a nacionalidade portuguesa pela mesma via porque também era filho (ou filha) de português (pai ou mãe).

Por que não quer adquirir a nacionalidade portuguesa?

Se não for o seu caso, por favor, verifique se está em condições de adquirir a nacionalidade portuguesa de acordo com outro dos perfis previstos na lei . declarar que quer adquirir a nacionalidade portuguesa, utilizando a declaração para aquisição da nacionalidade portuguesa. pelos seus representantes legais.

Qual a viabilidade para solicitar a nacionalidade portuguesa?

Inicialmente há que se verificar a viabilidade para solicitar a nacionalidade portuguesa. Se reunir todos os requisitos necessários e específicos para o pedido, poderá avançar para a próxima etapa que é a obtenção dos documentos que devem ser apresentados. 2.

Como conseguir a cidadania portuguesa?

O primeiro passo para conseguir a cidadania portuguesa é procurar o Consulado Português que atende ao seu Estado e entrar com um pedido de solicitação do reconhecimento do parentesco.

Por que a nacionalidade portuguesa não foi transmitida para cônjuges?

Entretanto, não foi sempre assim: até a alteração legislativa em 2017, quem adquirisse a nacionalidade portuguesa como neto era considerado português naturalizado. Dessa forma, não podia transmitir essa nacionalidade para cônjuges e filhos.

Postagens relacionadas: