O que fazer quando o pai não paga a pensão em dia?

Índice

O que fazer quando o pai não paga a pensão em dia?

O que fazer quando o pai não paga a pensão em dia?

Primeiramente, no primeiro mês de atraso, já se pode recorrer à justiça para o pagamento. A medida chamada execução de alimentos é a garantia de que o alimentante seja punido e quite sua dívida. Poderá ser solicitada a penhora dos bens do devedor, inclusão do nome no SPC/Serasa, ou ainda a prisão.

Quanto tempo um pai pode atrasar o pagamento da pensão?

É importante deixar claro que esse é um limite máximo de meses que podem ser cobrados, e não mínimos. É comum as pessoas acharem que é necessário o atraso de 3 meses para poder realizar a cobrança, mas em verdade desde o primeiro mês de atraso já é possível realizá-la.

Qual a detenção por falta de pagamento de pensão alimentícia?

A detenção por falta de pagamento de pensão alimentícia é a única prisão civil brasileira, decretada por um juiz da vara cível, e não da vara criminal. A liberação só ocorre após o pagamento de todas as prestações atrasadas.

Como parar de pagar pensão alimentícia?

Para sanar dúvidas relacionadas a como parar de pagar pensão alimentícia também nestes casos, cabe procurar um advogado de Direito de família. Mesmo assim, as regras costumam ser a mesmas, salvo peculiaridades de cada caso.

Qual o prazo para o pagamento da pensão alimentícia?

No entanto, o requerimento do pagamento da pensão alimentícia, sob pena de prisão do devedor, só pode ser em relação às prestações vencidas até três meses antes do ajuizamento da execução de alimentos, além daquelas que forem, eventualmente, vencendo ao longo do processo.

Quanto posso parar de pagar pensão alimentícia para meu filho?

“Quando posso parar de pagar pensão alimentícia para o meu filho?” O processo que determina como parar de pagar pensão alimentícia chama-se Exoneração de Pensão Alimentícia, e pode ser iniciado a qualquer tempo.

Postagens relacionadas: