Tem como eu mudar meu sobrenome?

Índice

Tem como eu mudar meu sobrenome?

Tem como eu mudar meu sobrenome?

É possível alterar o nome (prenome) ou sobrenome, desde que cumpridos os requisitos previstos na Lei nº. 6.015/73. ... As razões para alteração são muitas, como, por exemplo, prenome que exponha a pessoa ao ridículo, erro gráfico ou, ainda, acrescentar ou excluir sobrenomes.

Quem pode mudar o nome?

Qualquer pessoa, capaz e com 18 anos de idade pode sem nenhuma justificativa alterar o prenome quando bem entender, pois o nome é um direito da personalidade, e se o titular desse direito quer fazer tal alteração é livre, é o que diz o art. 56 da Lei de Registros publicos.

É possível mudar o nome no Cartório?

Art. 56 — O interessado, no primeiro ano após ter atingido a maioridade civil, poderá, pessoalmente ou por procurador bastante, alterar o nome, desde que não prejudique os apelidos de família, averbando-se a alteração que será publicada pela imprensa.

Como mudar de nome?

Muitas pessoas podem estar insatisfeitas com a maneira como são reconhecidas no meio social, e aí surge a pergunta: como mudar de nome? Para isso, é preciso entrar com uma ação de retificação de registro civil, conforme estabelece a Lei de Registros Públicos.

Como o seu nome pode ser mudado?

O nome pode ser mudado para apelidos públicos notórios, ou seja, a forma como aquele indivíduo já é reconhecido no ambiente social. 5. Vítimas e testemunhas As pessoas que participaram de crimes, na condição de vítima ou testemunha, gozam de proteção especial e, por isso, o seu nome completo pode ser mudado — bem como o de seus familiares.

Por que você pode alterar seu nome?

Há, no entanto, diversas razões pelas quais você pode ser impedido de alterar seu nome, incluindo qualquer uma das seguintes: Você está evitando a falência fingindo ser outra pessoa. Seu novo nome viola uma marca registrada (por exemplo, tentar se chamar "Adidas Batman"). O nome usa números ou símbolos (exceto algarismos romanos).

Por que o desejo de mudar o nome?

Mas o desejo de mudar o nome vai muito além da mudança que o casamento ou divórcio podem fazer. Há casos, por exemplo, de nomes ridículos que serão tratados ao longo desse artigo. Esses nomes causam grandes constrangimentos principalmente na idade escolar dessas pessoas.

Postagens relacionadas: