Como solicitar vacância?
Índice
- Como solicitar vacância?
- Quando pedir Vacancia?
- O que é pedido de Vacancia?
- Quem pede Vacancia pode retornar ao cargo?
- O que é termo de vacância?
- Qual a diferença entre vacância e exoneração?
- Como sair de um cargo público para outro?
- O que é readmissão no serviço público?
- Quais são as formas de vacância?
- O que quer dizer vacância da lei?
- Qual o fundamento para pedir a declaração de vacância?
- Quais são as formas de vacância dos cargos públicos?
- Quais são os casos de vacância?
- Qual a data da vacância?
Como solicitar vacância?
Servidor público estatutário pode solicitar a declaração de vacância do seu cargo ao tomar posse em outro cargo não acumulável, desde que essa hipótese esteja expressamente prevista na legislação estatutária à qual ele se submete como uma das situações que resultam em vacância de cargo.
Quando pedir Vacancia?
Definição: É declarado vago o cargo do servidor por motivo de exoneração, demissão, promoção, readaptação, aposentadoria, falecimento ou posse em outro cargo inacumulável.
O que é pedido de Vacancia?
É a desocupação de cargo público federal, com a geração de vaga, por motivo de posse em outro cargo público inacumulável da mesma esfera administrativa, sem que haja interrupção do tempo de serviço público e mantida a relação jurídica estabelecida entre o interessado e a União.
Quem pede Vacancia pode retornar ao cargo?
(...) o "pedido de vacância" não rompe definitivamente o vínculo do servidor com o cargo de origem: ao contrário, mantém a ligação "suspensa", permitindo, assim, a recondução do anterior ocupante, caso seja inabilitado no estágio probatório relativo ao novo cargo ou mesmo se desejar, voluntariamente, retornar (art.
O que é termo de vacância?
É o desligamento de cargo público efetivo, com geração de vaga, que possibilita ao servidor aprovado em concurso público ser nomeado para outro cargo inacumulável, independente da esfera de poder, e sem que haja o rompimento da relação jurídica com o ente onde se encontra lotado.
Qual a diferença entre vacância e exoneração?
É o cargo vago ou desocupado. ... No caso da vacância, o servidor mantém o vinculo funcional com o cargo anterior, até o final do estágio probatório do novo cargo. 2) Exoneração? A exoneração, é o desligamento voluntário do servidor ou então a sua dispensa de forma não punitiva.
Como sair de um cargo público para outro?
Não há tempo mínimo para se pedir exoneração. Se for após o período do estágio probatório não haverá recondução ao cargo anterior, perdendo assim o vínculo público. O que acontece na maioria das vezes é pedir exoneração do cargo atual para tomar posse em outro cargo, para o qual foi aprovado em concurso público.
O que é readmissão no serviço público?
A readmissão, tal como é disciplinada na nossa lei estatutária, é o reingresso no serviço público, seni ressarcimento de prejuízo, do funcioná- rio exonerado ou demitido, só sendo feita a juízo do Governadori, e quando ficar apurado, em processo, que não subsistem os motivos determinantes da exoneração ou demissão (art ...
Quais são as formas de vacância?
É o cargo vago ou desocupado. O artigo 33 da Lei nº 8.112/90 faz referência às hipóteses em que ocorre a vacância de cargo público: exoneração; demissão;promoção; readaptação; aposentadoria; posse em outro cargo inacumulável; falecimento.
O que quer dizer vacância da lei?
Expressão latina que significa vacância da lei, correspondendo ao período entre a data da publicação de uma lei e o início de sua vigência. ... A vacatio legis vem expressa em artigo no final da lei da seguinte forma: "esta lei entra em vigor após decorridos (o número de) dias de sua publicação oficial".
Qual o fundamento para pedir a declaração de vacância?
Qual o fundamento, então, para um servidor pedir a declaração de vacância pela posse em outro cargo inacumulável ("pedido de vacância") em vez de simplesmente solicitar a exoneração a pedido (prevista no art. 34, caput , da Lei nº 8.112/90)? Simples.
Quais são as formas de vacância dos cargos públicos?
Esse dispositivo trata das formas de vacância dos cargos públicos, isto é, das hipóteses que tornam o cargo vago, desocupado, apto a ser objeto de um novo provimento. Entre esses casos de vacância, podemos citar a exoneração, a demissão, o falecimento e a aposentadoria do antigo ocupante do cargo, agora vago.
Quais são os casos de vacância?
Entre esses casos de vacância, podemos citar a exoneração, a demissão, o falecimento e a aposentadoria do antigo ocupante do cargo, agora vago. De acordo com o já citado inciso VIII do art. 33, uma das hipóteses que geram a vacância é a posse em outro cargo inacumulável – que é, como já dissemos, conhecida como "pedido de vacância".
Qual a data da vacância?
A data da vacância será idêntica à data da posse no novo cargo, sem romper o vínculo existente e para que não ocorra a acumulação proibida de 2 (dois) cargos públicos pelo servidor. 4. É de 15 (quinze) dias o prazo para o servidor empossado em cargo público entrar em exercício, contados da posse.