Quem pode ser doador de órgãos?

Índice

Quem pode ser doador de órgãos?

Quem pode ser doador de órgãos?

O doador para fins de transplantes de órgãos (rins, fígado, coração, pâncreas e pulmões) pode ser qualquer pessoa, adulto ou criança, com diagnóstico definido de morte cerebral.

Quem tem morte cerebral pode doar os órgãos?

Pode ser doador qualquer pessoa que venha a morrer por morte encefálica e em que sua família autorize a doação dos órgãos ou tecidos. Apenas algumas poucas doenças, como alguns tipos de câncer e o HIV impedem a doação. Para doar tecidos, além da morte encefálica o doador pode ter tido morte com coração parado.

Qual o tipo de doador de órgão?

Existem dois tipos de doadores de órgão. O doador vivo é qualquer pessoa saudável que concorde com a doação. Para se tornar esse tipo de doador, é necessário ter entre 18 e 55 anos, estar em bom estado de saúde e não ter histórico de doenças como Câncer, HIV e Hepatite.

Como estimular pessoas a serem doadores de órgãos?

Embora existam campanhas para estimular as pessoas a serem doadores de órgãos, afixando informações em sua identidade ou em sua carteira de motorista, a verdade é que apenas se a família autorizar os órgãos da pessoa que faleceu podem ser passados a diante e salvar muitas vidas.

Como fazer a doação de órgãos em vida?

Doador em vida. A doação de órgãos também pode ser feita em vida para algum membro da família até o quarto grau (avós, pais, irmãos, tios, sobrinhos, primos e netos) e cônjuges. Fora esse critério também possível fazer a doação, mas somente com uma autorização judicial.

Qual o perigo para o doador de órgãos e tecidos?

Mas existe algum perigo para o doador de órgãos e tecidos? A doação de medula óssea não apresenta nenhum risco para o doador. É uma retirada de sangue ou, então, uma pulsão no osso do quadril. Na doação de rim e de fígado, o doador deve ter boa saúde (hígido).

Postagens relacionadas: