É possível tirar o segundo nome?
Índice
- É possível tirar o segundo nome?
- Como tirar uma parte do meu nome?
- Como alterar o nome no registro civil?
- Pode tirar o nome composto quando se casa?
- Como remover o primeiro nome?
- Pode criar um sobrenome para o filho?
- Por que você pode alterar seu nome?
- Como pode ser requerida a alteração do nome?
- Como fazer a mudança de nome?
- Como mudar seu nome depois de um casamento?
É possível tirar o segundo nome?
Qualquer pessoa, capaz e com 18 anos de idade pode sem nenhuma justificativa alterar o prenome quando bem entender, pois o nome é um direito da personalidade, e se o titular desse direito quer fazer tal alteração é livre, é o que diz o artigo 56 da Lei de Registros públicos.
Como tirar uma parte do meu nome?
Direito do cidadão! Pouca gente sabe, mas o cidadão brasileiro que quiser mudar o nome que lhe incomode, cause constrangimento ou humilhação pode recorrer à Justiça e pedir a alteração do Registro Civil. O caminho para fazer a mudança demanda um pouco de paciência.
Como alterar o nome no registro civil?
Art. 56 — O interessado, no primeiro ano após ter atingido a maioridade civil, poderá, pessoalmente ou por procurador bastante, alterar o nome, desde que não prejudique os apelidos de família, averbando-se a alteração que será publicada pela imprensa.
Pode tirar o nome composto quando se casa?
De acordo com a Lei Federal e as Normas de Serviço da Corregedoria Geral da Justiça (vide art. 72 abaixo) na ocasião do casamento você somente pode alterar seu sobrenome, EXCLUINDO parte do seu e INCLUINDO parte ou integralmente o sobrenome do futuro marido.
Como remover o primeiro nome?
O pedido pode ser feito direto no cartório. O interessado, no primeiro ano após ter atingido a maioridade civil, ou seja, 18 anos, poderá alterar o nome desde que não prejudique os apelidos de família, os sobrenomes. Fora desse prazo, sinal vermelho. Pedido de mudança do primeiro nome, só na Justiça.
Pode criar um sobrenome para o filho?
Dar sobrenome a criança para homenagear família exige motivo idôneo. Sem justificativa idônea, não é possível que apenas um dos pais, contra a vontade do outro, dê ao filho do casal o sobrenome de algum antepassado que não faz parte nem de seu próprio nome.
Por que você pode alterar seu nome?
Há, no entanto, diversas razões pelas quais você pode ser impedido de alterar seu nome, incluindo qualquer uma das seguintes: Você está evitando a falência fingindo ser outra pessoa. Seu novo nome viola uma marca registrada (por exemplo, tentar se chamar "Adidas Batman"). O nome usa números ou símbolos (exceto algarismos romanos).
Como pode ser requerida a alteração do nome?
Neste caso, a alteração do nome poderá ser requerida a qualquer tempo, de acordo com a advogada Alessandra Amato, pós-graduada em Direito Civil e Direito Processual Civil. A petição deve ser apresentada à Vara de Registros Públicos com justificações bem fundamentadas sobre as razões pelas quais o nome e/ou sobrenome causa constrangimento.
Como fazer a mudança de nome?
Para fazer mudança de nome ou "Retificação de Assento" deverá ser justificado se o nome está causando constrangimento ou "bulling", os documentos necessário são: 3) Certidões Negativas de Cartórios de Protestos, Certidões Negativas de débitos Estaduais, Federais e Municipais. Em processos Digitais a demora será de 1 ano aproximadamente.
Como mudar seu nome depois de um casamento?
Mudar o nome depois de um casamento é relativamente mais fácil quando comparado à mudança por outras razões, mas mesmo assim você precisará preencher a papelada correta, obter uma nova identidade e trocar seu nome em todas as suas contas. Liste seu novo nome na certidão de casamento.