Qual o tipo de fermentação alcoólica ocorre na produção de vinho?
Qual o tipo de fermentação alcoólica ocorre na produção de vinho?
Podemos chamar essa fermentação de alcoólica ou primária, porque o açúcar natural do mosto é transformado em álcool. Todos os vinhos, independente do tipo, passam por essa fermentação, que pode ocorrer em diversos recipientes como, por exemplo, tanques de aço inox, tanques de concreto e barricas de carvalho.
Qual a temperatura de fermentação do vinho?
Em função das características da uva e do perfil aromático pretendido, as temperaturas de fermentação deverão variar mas, também deveremos ter em conta os períodos e os volumes diários de remontagem. Em princípio, tendo em conta o fator temperatura e dependendo do estilo de vinho, podemos definir o seguinte:
Qual é a fermentação?
Fermentação A fermentação é um processo bioquímico, que se traduz quimicamente pela transformação dos açúcares presentes no mosto, em álcool, através da ação biológica levado a cabo por seres vivos, as leveduras. Neste processo há libertação de energia (sob a forma de calor) e dióxido de carbono. Sendo uma das partes mais ...
Qual é a fermentação do vinho tinto?
Fermentação. A fermentação é um processo bioquímico, que se traduz quimicamente pela transformação dos açúcares presentes no mosto, em álcool, através da ação biológica levado a cabo por seres vivos, as leveduras. Neste processo há libertação de energia (sob a forma de calor) e dióxido de carbono. Mosto de vinho tinto a ferver.
Como controlar a temperatura de fermentação?
Atualmente, existem várias formas, mais ou menos sofisticadas, de conseguir controlar a temperatura de fermentação – desde sistemas elétricos de refrigeração a simples chuveiros sobre cubas de aço inox, passando por adegas bem frescas.