Como é feito o ferro fundido?
Índice
- Como é feito o ferro fundido?
- Quem faz peças de ferro?
- Por que a fundição e o processo ideal para fabricação de peças feitas de ferro fundido?
- Quais os processos usados para transformar o ferro gusa em ferro fundido?
- O que é o ferro fundido?
- Quais as vantagens da fundição comparativamente a outros processos de fabricação?
- Como colar peças de ferro fundido?
- Como aplicar o adesivo em ferro fundido?
- Por que o ferro fundido não é estrutural?
- Como criar uma panela de ferro fundido?
Como é feito o ferro fundido?
O ferro fundido se dá através da liga de ferro em mistura eutética com elementos à base de carbono e silício. Para a formação de uma liga metálica de ferro, carbono (a partir de 2% a 7%), silício (entre 1 e 4%), podendo conter outros elementos químicos.
Quem faz peças de ferro?
Osetor da fundição, com as grandes, médias e pequenas empresas são os principais responsáveis pela produção de moldes, que são desenvolvidos segundo a necessidade do cliente, para a obtenção de peças ferro fundido.
Por que a fundição e o processo ideal para fabricação de peças feitas de ferro fundido?
Isso porque o processo de fundição em ferro fundido possibilita a fabricação de peças técnicas de geometria complexa, com alta resistência mecânica e custo bastante acessível, tanto do produto em si como do ferramental utilizado em sua fabricação.
Quais os processos usados para transformar o ferro gusa em ferro fundido?
A transformação do gusa em ferro fundido acontece em dois tipos de fornos: o forno elétrico e o forno cubilô. No forno elétrico, o processo é semelhante ao de produção do aço. ... Ele funciona sob o princípio da contra-corrente (como o alto-forno), ou seja, a carga metálica e o coque descem e os gases sobem.
O que é o ferro fundido?
Define-se ferro fundido como “as ligas Fe-C cujo teor de carbono se situa acima de 2,0% aproximadamente”. É considerado uma liga ternária Fe-C-Si, já que o silício está muitas vezes presente em quantidades superiores ao do próprio carbono.
Quais as vantagens da fundição comparativamente a outros processos de fabricação?
Confira na sequência, as principais vantagens do processo de fundição:
- A peça já vai pronta para a usinagem e ou montagem;
- Baixo risco de empenamento;
- Possibilidade de fabricar em ligas de aços e ferros especiais (específicas para cada projeto);
- Fácil fabricação em ligas de ferro fundido cinzento e nodular;
Como colar peças de ferro fundido?
Do mesmo modo, evite colar peças de ferro fundido que sejam regularmente expostas ao calor extremo, como frigideiras e fornos. Evite deixar cair solda líquida na pele e nos olhos; lave as mãos vigorosamente logo após o uso. Ventile bem o local antes de utilizar adesivos para trabalho pesado, como a solda líquida.
Como aplicar o adesivo em ferro fundido?
Aplique o adesivo na superfície de ferro fundido com uma betumadeira, uma vareta, uma colher ou uma ferramenta parecida adequada para o tamanho do trabalho. Passe uma camada uniforme de adesivo em uma das partes de ferro fundido e pressione-a na outra peça de ferro fundido.
Por que o ferro fundido não é estrutural?
Contudo, a estrutura cristalina desse metal ferroso faz com que ele seja, de certo modo, frágil e suscetível a quebras e rupturas sob pressão. Se estiver lidando com um pedaço quebrado de ferro fundido não estrutural em casa, o processo básico para colar o metal não difere muito da colagem de outros tipos de materiais.
Como criar uma panela de ferro fundido?
Para criar este artigo, autores voluntários trabalharam para editá-lo e melhorá-lo desde seu início. Este artigo foi visualizado 56 378 vezes. Panelas de ferro fundido têm excelentes propriedades de retenção de calor, tornando-se a escolha ideal para assar e fritar.