Como fazer curva de nível em lavoura?

Índice

Como fazer curva de nível em lavoura?

Como fazer curva de nível em lavoura?

Confira 5 passos para construir a curva de nível

  1. 1 – Saiba se o solo é arenoso ou argiloso. ...
  2. 2 – Aprenda a calcular a declividade. ...
  3. 3 – Distância entre os terraços. ...
  4. 4 – Coloque os piquetes a cada 30 metros. ...
  5. 5 – Construir o terraço com trator e arado.

O que significa plantio em curva de nível?

O plantio em curvas de nível consiste na produção ordenada por meio de linhas com diferentes altitudes do terreno. Essa técnica é essencial para áreas íngremes. ... Em contrapartida, técnicas agrícolas menos agressivas, como o plantio em curvas de nível, conservam a cobertura vegetal do solo.

Como fazer curva de nível em terreno pequeno?

4 – Formando a curva em nível Pegue a mangueira já com água e os piquetes. Em seguida, coloque a ponta da mangueira no primeiro piquete que já está colocado no terreno e procure o mesmo nível da mangueira para fincar outro piquete a 30 metros. Repita o procedimento até o fim do terreno.

Como as curvas de nível ajuda a diminuir os efeitos da erosão causada pela chuva?

A curva de nível evita que a água da chuva desça a vertente com grande velocidade, dessa forma não provoca erosão. Consorciar lavouras com o plantio de vegetais como o eucalipto, bambu e cana-de-açúcar, pois esses atuam como barreira de proteção em relação à erosão eólica e pluvial.

Como funcionam as curvas de nível?

As curvas de nível ficam ordenadas perpendicularmente à inclinação da encosta e ajudam a conservar os nutrientes do solo, imprescindíveis para o sucesso da plantação. Além disso, equilibra a velocidade da água da chuva, evitando que o cultivo perca também os minerais.

Como funciona o plantio em nível?

O plantio em nível cria exatamente a condição contrária. Nele, as linhas interceptam a enxurrada, reduzindo a velocidade dessa e permitindo que a água se infiltre, como já mencionado.

Como é feito o plantio?

Ao contrário, o plantio é feito no sentido do declive do terreno. Assim, as linhas se iniciam na porção alta da encosta terminando na porção baixa. Esse tipo de plantio traz conseqüências desastrozas porque ele por si só cria caminhos pelos quais a água pode percorrer e ganhar velocidade acumulando-se morro abaixo.

Quais as consequências desse tipo de plantio?

Esse tipo de plantio traz consequências desastrosas porque cria caminhos por onde a água percorre, ganha velocidade e acumula o solo morro abaixo, “lavando” a parte fértil e causando erosão chegando até os córregos e rios, causando assim assoreamento.

Postagens relacionadas: