Quais os primeiros socorros em caso de engasgamento?
Índice
Quais os primeiros socorros em caso de engasgamento?
O que fazer em caso de engasgo
- Ficar de pé atrás da vítima, que também deve estar de pé, como mostra a imagem 1;
- Passar os braços à volta do tronco da pessoa;
- Cerrar o punho da mão que tem mais força e colocá-la, com o nó do polegar, sobre a boca do estômago da vítima, que fica entre as costelas, como na imagem 2;
Como socorrer criança?
Deitar o bebê de costas em seu braço e liberar as vias aéreas (boca e nariz); Verificar se o bebê respira; Se o bebê não respira, efetuar 2 respirações boca-a-boca; Observar expansão torácica; se não visualizar movimentos respiratórios, repetir a liberação das vias aéreas e as 2 respirações.
Como socorrer uma criança engasgada com catarro?
É preciso evitar que o bebê engula esse catarro. Para isso, quando o bebê tossir, você deve ajudá-lo a colocar o catarro para fora. Você pode fazer isso enrolando uma gaze esterilizada no dedo indicador e passando-a dentro da boca do bebê com muito cuidado. Assim, o catarro vai grudar na gaze e será mais fácil limpar.
Como fazer a ressuscitação do bebê?
Não faça as manobras de ressuscitação até que a perda de sangue esteja controlada. Caso o bebê esteja inconsciente e sem respiração aparente, coloque-o na superfície rígida e exponha seu tórax. Imagine uma linha logo abaixo dos mamilos.
Será que o bebê consegue respirar sozinho?
Observar se o bebê consegue respirar sozinho. Mesmo que o bebê esteja respirando com dificuldade isso é bom sinal, pois as vias aéreas não estão completamente fechadas.
Como fazer para que o bebê fique mais baixo sobre o braço?
Inclinar o bebê, com a barriga sobre o braço, para que o tronco fique mais baixo que as pernas, e dar 5 palmadas com a base da mão nas costas; Se ainda assim não for suficiente, deve-se virar a criança de frente, ainda sobre o braço, e efetuar compressões com os dedos médio e anular sobre o tórax, na região entre os mamilos.
Como deitar o bebê sobre o tronco?
Deitar a criança sobre o braço com a cabeça um pouco mais baixa que o tronco e observar se existe algum objeto em sua boca que possa ser removido facilmente; Inclinar o bebê, com a barriga sobre o braço, para que o tronco fique mais baixo que as pernas, e dar 5 palmadas com a base da mão nas costas;