Como é feito pro labore?

Índice

Como é feito pro labore?

Como é feito pro labore?

A expressão “pró-labore” vem do latim e significa “pelo trabalho”. O pró-labore é a remuneração que um administrador recebe pelo trabalho desempenhado em sua empresa. Todos os sócios que desempenham atividades administrativas têm direito ao pró-labore.

O que incide sobre o Pró-labore?

O custo fiscal do pró-labore é elevado, pois sobre este recai contribuição previdenciária da pessoa física (11%) e da empresa (20%), além do imposto de renda na fonte com base na tabela progressiva, cuja alíquota pode chegar em 27,5%.

O que incide sobre o Pró-labore Simples Nacional?

Pró-labore para empresas optantes pelo Simples Nacional Para a pessoa física, nesse caso o sócio, é realizado o recolhimento de 11% do INSS e cobrança de Imposto de Renda de acordo com a tabela progressiva da RF, podendo ser retida diretamente da fonte ou deduzida do valor bruto de remuneração.

Como funciona o pró-labore?

Como já falamos, funciona como um salário e seu pagamento, embora não seja obrigatório, é essencial para o sucesso da empresa. Todos os detalhes sobre o pró-labore são especificados no Contrato Social, mas também é possível definir que os valores e a periodicidade serão decididos pelos sócios.

Como calcular o pró-labore?

A melhor forma do cálculo pró-labore é pesquisar quanto a empresa gastaria com um salário, caso tivesse um funcionário na função, para estipular o valor de pró-labore dos sócios. Veja como o cálculo pró-labore pode ser funcional: Agora você tem o pró-labore de cada um e uma gestão financeira melhor.

Como retirar o pró-labore?

Ao final de cada período, chega a hora de retirar o pró-labore, a distribuição de lucro para os sócios e, ainda, reservar o valor que será reinvestido na empresa, para o seu crescimento.

Como saber quem recebe pró-labore?

Explicar quem recebe pró-labore e se o MEI (microempreendedor individual) está entre eles. Não deixe de conferir ainda a relação do pró-labore com Imposto de Renda, INSS e outros encargos e se é preciso fazer recibo de pró-labore.

Postagens relacionadas: