Como fazer polígonos regulares inscritos na circunferência?
Índice
- Como fazer polígonos regulares inscritos na circunferência?
- Como provar que um polígono é inscrito numa circunferência?
- Pode ser Inscritível a uma circunferência?
- O que é um polígono circunscrito na circunferência?
- Quais são os elementos de um polígono regular inscrito?
- Por que a circunferência é inscrita no Polígono?
- Qual a circunferência do polígono regular?
- Qual é a construção de polígonos inscritos?
- Quando é dito um polígono em uma circunferência?
Como fazer polígonos regulares inscritos na circunferência?
1 – Divida a circunferência em x arcos com o mesmo comprimento de modo que x seja o número de lados do polígono inscrito nela. As cordas que ligam as divisões consecutivas de arcos formarão o polígono regular inscrito. 2 – A partir do polígono regular, construa a circunferência que possui todos os seus vértices.
Como provar que um polígono é inscrito numa circunferência?
Dizemos que um polígono é inscrito em uma circunferência quando todos os seus vértices são pontos da circunferência. A partir dessa definição, pode-se perceber que todos os lados de um polígono inscrito são cordas da circunferência.
Pode ser Inscritível a uma circunferência?
Qualquer polígono regular é inscritível em uma circunferência. Qualquer polígono regular e circunscritível a uma circunferência.
O que é um polígono circunscrito na circunferência?
Polígonos inscritos são aqueles que estão no interior de uma circunferência, de modo que todos os seus vértices são pontos dela. Já os polígonos circunscritos estão no exterior de uma circunferência e apresentam todos os seus lados tangentes a ela.
Quais são os elementos de um polígono regular inscrito?
Elementos de um polígono regular
- Centro do polígono: centro da circunferência circunscrita a ele (ponto O);
- Raio do polígono: é o raio da circunferência circunscrita a ele (segmento em azul OB);
- Apótema do polígono: é o segmento que une o centro do polígono ao ponto médio de um de seus lados (segmento em verde OG);
Por que a circunferência é inscrita no Polígono?
Também existe a possibilidade de a circunferência estar inscrita no polígono. Para que isso aconteça, basta que todos os lados desse polígono sejam tangentes à circunferência, como mostra a figura a seguir: Em um polígono regular qualquer, encontre seu centro, que também será o centro da circunferência.
Qual a circunferência do polígono regular?
Isto é, todo polígono regular pode ser inscrito em uma circunferência. Ângulo central: é aquele cujo vértice é o centro do polígono e cujos lados são semirretas que contêm dois vértices consecutivos do polígono (ângulo em amarelo). Considere uma circunferência de centro O e raio de medida r.
Qual é a construção de polígonos inscritos?
A construção de polígonos inscritos é feita a partir de seus vértices, que podem ser vistos como pontos de uma circunferência. Para que polígonos sejam considerados inscritos ou circunscritos, deve existir uma circunferência que sirva como base para isso.
Quando é dito um polígono em uma circunferência?
Um polígono é dito inscrito em uma circunferência quando todos os seus vértices são pontos pertencentes a ela. A construção de polígonos inscritos pode ser feita a partir de pontos da circunferência.