Quais procedimentos Odontologicos necessitam de profilaxia antibiótica?

Índice

Quais procedimentos Odontologicos necessitam de profilaxia antibiótica?

Quais procedimentos Odontologicos necessitam de profilaxia antibiótica?

A profilaxia com antibióticos, por exemplo, é recomendada nos seguintes procedimentos:

  • Cirurgia de dentes inclusos;
  • Cirurgia periapical;
  • Cirurgia maxilofacial;
  • Cirurgia de tumores benignos;
  • Enxertos ósseos;
  • Implantes dentais.

Como prescrever profilaxia antibiótica?

Quando a profilaxia antibiótica for indicada, recomenda-se o regime de dose única de amoxicilina 1g (claritromicina 500mg ou clindamicina 600mg aos alérgicos às penicilinas), uma hora antes do início da intervenção.

Quais pacientes precisam de profilaxia antibiótica?

A profilaxia antibiótica passou a ser indicada somente para pacientes de alto risco cardíaco em uma gama de procedimentos odontológicos. Desse modo, um número restrito de pacientes é selecionado para receber a profilaxia com antibióticos: apenas aqueles em que a endocardite levaria a uma maior morbimortalidade.

Quando indicar a profilaxia antibiótica em procedimentos dentários?

Em geral, a profilaxia antibiótica será indicada em todos os procedimentos que envolvem a manipulação dos tecidos gengivais ou da zona periapical das peças dentárias, assim como nos casos em que se realize qualquer perfuração da mucosa oral.

Quais os procedimentos dentários que necessitam de profilaxia para endocardite bacteriana de acordo com guidelines?

Em quem e como fazer a prevenção
Tabela 2: Recomendações para profilaxia antibiótica em endocardite PROCEDIMENTOS DENTÁRIOS, TRATO RESPIRATÓRIO E ESÔFAGO
SITUAÇÃOANTIBIÓTICO
ALÉRGICO A PENICILINAClindamicina Ou Cefalexina***
PROCEDIMENTO GASTROINTESTINAL (EXCETO ESÔFAGO) E GENITOURINÁRIO

Em quais situações a terapia profilática com antimicrobianos é indicada?

13 - ANTIMICROBIANOS PREVINEM INFECÇÕES? A profilaxia clínica é indicada para prevenir o desenvolvimento de infecção sintomática ou a propagação da doença. A prevenção é feita pela administração de um antimicrobiano antes, durante ou imediatamente após a exposição a um agente infeccioso.

Qual antibiótico de escolha para profilaxia de endocardite bacteriana?

Os antibióticos mais utilizados na profilaxia da endocardite são as penicilinas, os aminoglicosídeos e em algumas situações a vancomicina e as cefalosporinas (Tabela2).

Como prescrever dexametasona em odontologia?

Dexametasona em dose única de 4mg ou 8mg por via oral no período pré-operatório; Pós-operatório: 750 mg de paracetamol; Resultados: redução do edema, do trismo e da dor.

Quando indicar profilaxia para endocardite?

Como e quando indicar a profilaxia com antibióticos em valvopatas...

  1. Portadores de próteses valvares;
  2. Com histórico endocardite bacteriana prévia;
  3. Portadores de cardiopatias congênitas cianogênicas ou com shunt intra-cardíaco;
  4. Pacientes que desenvolveram valvopatias após um transplante cardíaco.

Em que casos deve ser prescrito o uso de antibióticos de forma profilática?

A profilaxia antibiótica precisa ser considerada nos extremos de idade, na desnutrição, obesidade, nas múltiplas comorbidades, na presença de infecção concomitante, em uso de terapia e/ou doença imunossupressora.

Qual a técnica de profilaxia antibiótica?

NOTA TÉCNICA: PROFILAXIA ANTIBIÓTICA EM ODONTOLOGIA Esta Nota Técnica tem por objetivo subsidiar a tomada de decisão dos cirurgiões dentistas da Rede SUS/BH para a prescrição da profilaxia antibiótica racional, segura e baseada em evidências científicas atuais.

Por que a indicação de profilaxia antibiótica é restrita?

Atualmente, a indicação de profilaxia antibiótica prévia a procedimentos cirúrgicos na cavidade oral tende a ser restrita, considerando as características individuais, a complexidade dos procedimentos e as normas de biossegurança 8,9,10,11.

Quais são as cirurgias antibióticas para prevenir a profilaxia?

Cirurgias ortognáticas e cirurgias de cabeça e pescoço são alguns exemplos de tratamentos em que a prescrição antibiótica para prevenir a infecção local pode ser indicada. Entretanto, é necessário considerar os fatores de risco cirúrgicos e as circunstâncias individuais do paciente. Não há um consenso na indicação da profilaxia

Como é feita a profilaxia?

Caso a profilaxia esteja indicada, ela será feita em dose única, com antibióticos voltados para a cobertura da flora oral/respiratória, do seguinte modo: Amoxacilina 2g, V.O, 30 a 60 minutos antes do procedimento.

Postagens relacionadas: