Como calcular a provisão de 13o salário?
Como calcular a provisão de 13o salário?
A provisão para o pagamento do 13º salário é calculada na base de 1/12 da remuneração dos empregados que tiverem trabalhado no mínimo quinze dias no mês, cabendo ajuste do valor provisionado nos meses anteriores em virtude de reajustes salariais, acrescidos dos encargos sociais cujo ônus cabe à empresa.
Como calcular a provisão?
Passo a passo para calcular a provisão de férias
- Acesse o valor do último salário pago (incluindo adicional noturno, horas extras, comissões, etc.);
- Calcule o número de dias de férias aos quais o trabalhador tem direito;
- Divida o valor por 12 para obter o custo mensal de provisão;
Quais os prazos para receber o décimo terceiro salário?
A partir de quinze dias de serviço dentro do mesmo mês o trabalhador já passa ter direito a receber o décimo terceiro salário. (veja o cálculo décimo terceiro abaixo para melhor entendimento). Quais os prazos para pagamento/recebimento do décimo terceiro salário ?
Como calcular o décimo terceiro salário?
O cálculo do décimo terceiro salário é feito da seguinte forma: divide-se o salário integral do trabalhador por doze e multiplica-se o resultado pelo número de meses trabalhados. As horas extras, adicionais noturno e de insalubridade e comissões adicionais também entram no cálculo da gratificação.
Qual a data máxima de pagamento do décimo terceiro?
Caso a data máxima de pagamento do décimo terceiro caia em um domingo ou feriado, o empregador deve antecipar o pagamento para o último dia útil anterior. O pagamento da gratificação em uma única parcela, como feito por muitos empregadores, normalmente em dezembro, é ilegal, estando o empregador sujeito a multa:Lei 4.749, de 65.
Quanto custa a provisão de 13o salário?
SALÁRIO A Provisão de 13º. Salário, assim como a Provisão de Férias é contabilizada mensalmente pelo valor equivalente a 1/12 (um doze avos) do salário atualizado de cada funcionário.