O que é propagação por estacas?
O que é propagação por estacas?
O método de propagação por estaquia é muito simples e consiste no plantio de uma parte da planta que se deseja clonar para a geração de uma nova planta. As novas plantas geradas a partir deste método crescem mais rápidas e sua floração também é precoce.
Qual a importância da temperatura durante o processo de propagação por estaquia?
Temperaturas amenas, entre 12 e 27ºC, favorecem o aumento de carboidratos e o enraizamento das plantas. A estratificação das estacas a baixa temperatura inibe a formação de raízes e impede a brotação (Simão, 1998).
Qual a época mais apropriada para fazer estacas?
Existem essencialmente duas épocas distintas apropriadas para fazer estacas: na primavera-verão e no inverno.
Qual a melhor forma de enraizamento para estacas?
As estacas devem ser mantidas em ambiente com elevada humidade relativa (para reduzir as perdas de água por transpiração), luz média, sem incidência directa da luz solar e temperatura à volta dos 20ºC. A melhor forma de conseguir estas condições é cobrir a zona de enraizamento com plástico transparente assente sobre aros de metal ou arame.
Qual o tamanho da estaca?
Opte por escolher rebentos saudáveis e fortes. Dependendo da espécie a propagar, o tamanho da estaca pode variar entre 5 a 20 cm. Em arbustos e plantes de pequeno porte, será suficiente estacas de 10 cm.
Quais são as plantas ideais para fazer estacaria?
Algumas espécies ideais para fazer estacas: gerânio, rosa, begónia, lavanda, dálias, cravos, crisântemos, bétulas, urze, salgueiros, etc. No que diz respeito a plantas de interior, pode-se fazer estacaria através de estacas de caule, folhas ou raiz.