Como aplicar o PTS na saúde mental?
Índice
- Como aplicar o PTS na saúde mental?
- O que é clínica ampliada e projeto terapeutico singular?
- Como fazer plano terapeutico enfermagem?
- Como apresentar um caderno de saúde mental?
- Quais são as principais demandas em saúde mental?
- Por que a saúde mental está dissociada da saúde geral?
- Por que o cuidado mental é entendido como tal?
Como aplicar o PTS na saúde mental?
Para realizar a análise dos PTS optou-se por utilizar como referência conceitual as etapas (momentos) preconizadas pelo Ministério da Saúde (MS) para elaboração de um PTS: Etapa 1 - Diagnóstico e análise; Etapa 2 - Definição de ações e metas; Etapa 3 - Divisão de responsabilidades e Etapa 4 - Reavaliação.
O que é clínica ampliada e projeto terapeutico singular?
O PTS é uma prática integrada e visa à construção de ações interdisciplinares de cuidado. Cada membro da equipe dispõe de seu saber e suas técnicas para envolver a família num processo ampliado de cuidado. A equipe define um sentido para o tratamento e pactua ações para atingi-lo.
Como fazer plano terapeutico enfermagem?
O plano terapêutico tem três características importantes e fundamentais:
- É elaborado de forma multiprofissional. ...
- Deve ser realizado o mais precocemente possível, no momento da solicitação da internação ou, no mais tardar, na admissão do paciente na unidade.
Como apresentar um caderno de saúde mental?
Além de apresentar ferramentas e estratégias de intervenções terapêuticas, também almejamos que este caderno possa dialogar com a sua realidade de profissional de Saúde, trazendo cenas e questionamentos que acreditamos serem fundamentais ao exercício do trabalho com a saúde mental.
Quais são as principais demandas em saúde mental?
Para isso, este caderno apresenta e discute: as principais demandas em saúde mental, os fatores de proteção e de risco em saúde mental, os planos de intervenção e os métodos de acompanhamento dos casos. Esses pontos buscam exemplificar possibilidades de atuação para as equipes e profissionais de Saúde da Atenção Básica.
Por que a saúde mental está dissociada da saúde geral?
Para começar, entendemos que a saúde mental não está dissociada da saúde geral. E por isso faz-se necessário reconhecer que as demandas de saúde mental estão presentes em diversas queixas relatadas pelos pacientes que chegam aos serviços de Saúde, em especial da Atenção Básica.
Por que o cuidado mental é entendido como tal?
Isto porque nem sempre o cuidado em saúde mental é entendido como tal pelos profissionais de Saúde que atuam nos serviços de Atenção Básica. Dessa forma, a pretensão deste material é de colaborar com algumas sugestões e ferramentas de trabalho para ampliar a capacidade de cuidado dos profissionais da Atenção Básica.