Como quebrar a dormência da semente de sucupira?

Índice

Como quebrar a dormência da semente de sucupira?

Como quebrar a dormência da semente de sucupira?

O método mais eficiente para a superação da dormência de sementes de sucupira-preta é a imersão em ácido sulfúrico, por 4, 8 ou 12 minutos, beneficiando a porcentagem e a velocidade de germinação.

Quantos quilos produz um pé de Erva-mate?

Pois, em média a conversão é três kilos de folha para um kilo de erva mate pronta. As podas ocorrem sucessivamente a cada ano e meio. Aos seis (06) anos produzem cinco (05) kilos de folhas, aos sete anos e meio (7,5) são sete (07) kilos de folhas, e aos nove (09) anos são dez (10) kilos de folhas.

Como coletar sementes de erva mate?

Deve-se coletar os frutos maduros e separá-los das sementes por meio da maceração em peneira, sob água corrente. Em seguida, é realizada a estratificação que consiste em alternar uma camada de sementes entre duas camadas de areia. O período de estratificação dura entre 3 a 6 meses.

Quais são os tipos de dormência em sementes?

Em relação à origem, existem dois tipos de dormência: dormência primária e secundária. Na dormência primária, as sementes são dispersas a partir da planta-mãe já dormentes, isto é, a dormência instala-se ao longo do processo de maturação das sementes, quando estas ainda encontram-se ligadas à planta-mãe.

Quais as vantagens e desvantagens da dormência?

A dormência também é uma característica adaptativa que assegura a perpetuação e a sobrevivência das espécies nos diferentes ecossistemas. O retardamento germinativo mantém a espécie no estádio de semente, ou seja, na fase do ciclo da planta em que sua resistência às condições desfavoráveis é maior.

Postagens relacionadas: