Como realizar uma punção venosa periférica?

Índice

Como realizar uma punção venosa periférica?

Como realizar uma punção venosa periférica?

Calçar as luvas de procedimento; Posicionar o cliente de maneira confortável e adequada à realização do procedimento; Expor a região a ser puncionada; Palpar a rede venosa para escolher o local a ser puncionado, de preferência vasos periféricos superficiais de grosso calibre e distante das articulações.

Quais os locais de punção venosa periferica?

Acesso venoso periférico

  • Veia cefálica;
  • Veia basílica;
  • Veias medianas do antebraço e cotovelo;
  • Veias do dorso da mão;
  • Veia safena magna e parva.

Como deve ser realizada a punção venosa?

Inserir o cateter na veia com a mão dominante com o bisel da agulha voltado para cima, em ângulo de 30º, 1 cm abaixo do local da punção. Após a verificação do refluxo sanguíneo, pedir para o paciente abrir a mão, introduzir delicadamente o corpo do cateter e retirar o mandril (cateter sobre agulha). Soltar o garrote.

O que é uma veia periférica?

É a via de administração de medicação diretamente nas veias, nela é possível fazer medicação em grande quantidade e aquelas que pela via oral não são possíveis de administrar. São dois tipos: acesso venoso periférico, que é a inserção de um cateter nos membros (braço, mão, perna, etc.)

Quais locais evitar na punção venosa?

É necessário atentar para os locais x idade onde não é indicada a realização da coleta capilar de sangue. São eles: área central do calcanhar, dedos de crianças menores de um ano de idade, locais edemaciados ou previamente puncionados, dedos de um mesmo lado de uma mastectomia.

Qual o critério de seleção para escolher o local da punção venosa periférica?

Punção venosa periférica: dar preferência aos membros superiores, evitando os locais de dobras cutâneas; Punção venosa central: ordem de preferência (acesso subclávio > jugular > femoral).

O que precisa para pulsar uma veia?

Recomenda-se utilizar primeiro o local mais distal do braço ou da mão, para que punções possam ser movidas, progressivamente, para cima. As luvas devem ser calçadas antes da punção venosa e mantidas até que o risco de exposição ao sangue tenha sido eliminado.

Quais as contra-indicações da punção venosa periférica?

Instalar cateter em trajeto venoso periférico para colheita de sangue venoso; infusão contínua de soluções; administração de medicamentos; manutenção de uma via de acesso venosa; administração intermitente de medicamentos (por meio de salinização do cateter). Quais as indicações e contra-indicações da punção venosa periférica?

Quais os materiais necessários para a punção venosa?

Quais os materiais necessários para a realização da punção venosa? Bandeja, garrote, bolas de algodão, álcool 70%, cateter venoso apropriado, esparadrapo ou fita adesiva hipoalergênica, luvas de procedimento, etiqueta ou fita adesiva, escala de soro, equipo de soro, suporte de soro.

Qual o melhor curativo para o acesso venoso periférico?

Caso o paciente se queixe de dor durante a infusão de alguma medicação ou mesmo em repouso, feche o registro do equipo imediatamente. Mas, qual seria o melhor tipo de curativo para o acesso venoso periférico?

Qual a descrição técnica do procedimento de punção periférica?

Bandeja, garrote, bolas de algodão, álcool 70%, cateter venoso apropriado, esparadrapo ou fita adesiva hipoalergênica, luvas de procedimento, etiqueta ou fita adesiva, escala de soro, equipo de soro, suporte de soro. Qual a descrição técnica do procedimento de punção venosa periférica? 1.

Postagens relacionadas: