Qual a melhor ração para peixe tilápia?

Índice

Qual a melhor ração para peixe tilápia?

Qual a melhor ração para peixe tilápia?

A ração extrusada é a mais indicada na produção de tilápia, uma vez que o processamento em alta temperatura, pressão e umidade possibilita o maior aproveitamento dos nutrientes pelos peixes. Além disso, aumenta a digestibilidade da ração.

Quais são as etapas da tilápia?

A tilápia apresenta quatro etapas ao longo do ciclo de produção. A primeira é a fase de alevinagem, que ocorre logo após a eclosão dos ovos. É nesse momento que se faz a reversão sexual dos peixes. Depois, vêm as fases de cria, recria e engorda. Todo o ciclo produtivo dura seis meses.

Qual o peso dos peixes em ração?

Nas fases iniciais, os peixes devem receber 6,5% do peso vivo em ração. No estágio final, a relação é de 1,2%. Para não haver desperdícios, os peixes devem passar por um exame de biometria semanalmente, para obter uma média do tamanho e do peso dos exemplares, fazendo os ajustes necessários no fornecimento de ração.

Como fazer o cálculo de peixes?

O biólogo Heitor Martins, da Embrapa, explica que, para fazer o cálculo, é importante saber a média de peso dos peixes e quantidade de animais em cada tanque rede. "O primeiro passo é fazer uma biometria, ou seja, uma pesagem da amostra que ele tem no tanque".

Quais são as fontes protéicas de uma ração convencional de peixes?

As principais fontes protéicas de uma ração convencional de peixes são o farelo de soja e a farinha de peixe. No entanto, existem muitos piscicultores nordestinos e nortistas que moram afastados dos grandes centros e têm muita dificuldade de conseguir estocar as rações comerciais, o que encarece muito o custo de produção.

Postagens relacionadas: