Como fazer receita médica eletrônica?
Índice
- Como fazer receita médica eletrônica?
- Como funciona a receita eletrónica?
- O que é receita eletrónica?
- Quanto tempo dura uma receita digital?
- Quem pode ter acesso à receita eletrónica?
- Como fazer a sua receita sem papel?
- Qual a diferença entre receita digitalizada e assinatura eletrônica?
- Por que a receita digital é gratuita?
Como fazer receita médica eletrônica?
Como Funciona? O médico realiza o download dos modelos de receita, atestado ou relatório no site do CFM. Posteriormente realiza o preenchimento, assina digitalmente utilizando um certificado ICP Brasil por meio da ferramenta Adobe Acrobat e envia o arquivo assinado ao seu paciente.
Como funciona a receita eletrónica?
A receita digital é uma solução para médicos prescreverem medicamentos, exames e atestados digitalmente. Após a emissão, o paciente recebe em seu celular um SMS e um email com a receita feita pelo médico, sem necessidade do papel.
O que é receita eletrónica?
Como o próprio nome já diz, a receita digital é a prescrição médica que você costuma entregar ao paciente em consultório, só que em outro formato. Esse é um documento que pode ser encaminhado para o paciente em formato de PDF, por e-mail e/ou WhatsApp.
Quanto tempo dura uma receita digital?
Agora, caso seja um medicamento cujo vencimento da receita tenha que obedecer obrigatoriamente ao prazo de 30 dias da data de prescrição, essa receita digital deverá ser trocada, assim como aconteceria se fosse uma receita em papel. Isso vale para receitas de antibióticos e demais medicamentos de controle especial.
Quem pode ter acesso à receita eletrónica?
Quem pode ter acesso? Qualquer pessoa a quem o profissional de saúde tenha realizado uma prescrição médica pode ter acesso à receita eletrónica. O utente recebe uma mensagem de texto para o telemóvel (SMS) ou pode aceder através do RSE | Área do Cidadão.
Como fazer a sua receita sem papel?
Caso a sua receita sem papel: tenha embalagens de medicamentos disponíveis para dispensa ou apresente alguma linha de medicamentos dentro da validade: pode consultar os guias de tratamento no menu ‘Consultas Receitas e Exames’, acedendo ao separador ‘Guias de Tratamento’
Qual a diferença entre receita digitalizada e assinatura eletrônica?
11) A receita digitalizada/scanneada – e sem assinatura eletrônica – vale? Em que circunstâncias? É importante destacar que a assinatura digital não pode ser confundida com a receita digitalizada. No segundo caso, é realizada a cópia (foto, fotocópia etc.) de uma receita física, na qual consta uma assinatura manual do prescritor.
Por que a receita digital é gratuita?
Já a ferramenta Receita Digital é gratuita para médicos, dentistas, farmacêuticos e pacientes, que podem acessar os documentos e dispensá-los através do site, também com certificado digital. Outra plataforma gratuita é a Doutor Prescreve, que exige certificação ICP-Brasil e segue as recomendações de prescrição eletrônica da Anvisa.