Quais os requisitos específicos do Recurso Extraordinário?
Índice
- Quais os requisitos específicos do Recurso Extraordinário?
- Como elaborar um Recurso Extraordinário?
- Qual recurso cabe em Recurso Extraordinário?
- O que fazer quando o Recurso Extraordinário não é admitido?
- Quais os requisitos específicos constitucionais dos recursos extraordinário e especial?
- Quais quais são os requisitos específicos dos recursos constitucionais extraordinário e especial?
- O que vem depois do recurso extraordinário?
- Como funciona o recurso extraordinário?
- O que significa agravo de instrumento em recurso extraordinário?
- Qual o recurso cabível contra decisão que nega seguimento a recurso extraordinário?
- Qual o recurso especial e o recurso extraordinário?
- Qual o cabimento do Recurso Extraordinário?
- Qual o prazo para interpor o recurso extraordinário?
- Qual a repercussão do Recurso Extraordinário?
Quais os requisitos específicos do Recurso Extraordinário?
especiais de admissibilidade do recurso extraordinário. São pressuposto intrínsecos de admissibilidade o cabimento, a legitimidade recursal, o interesse recursal e a inexistência de fato impeditivo ou extintivo do direito de recorrer.
Como elaborar um Recurso Extraordinário?
Como fazer um Recurso Extraordinário
- a) contrariar dispositivo da Constituição; ...
- b) declarar a inconstitucionalidade de tratado ou lei federal; ...
- c) julgar válida lei ou ato de governo local contestado diante da Constituição; ...
- d) julgar válida lei local contestada diante de lei federal; ...
- Controle de Constitucionalidade:
Qual recurso cabe em Recurso Extraordinário?
São hipóteses de cabimento de Recurso Extraordinário: decisão que contrariar dispositivo constitucional, que declarar inconstitucionalidade de tratado ou lei federal, que julgar válida lei ou ato de governo local contestado em face da Constituição, e que julgar lei local contestada por lei federal.
O que fazer quando o Recurso Extraordinário não é admitido?
Não admitido o recurso extraordinário ou o recurso especial, caberá agravo nos próprios autos, no prazo de 15 (quinze) dias, para o Supremo Tribunal Federal (art. 1.042 do CPC).
Quais os requisitos específicos constitucionais dos recursos extraordinário e especial?
Alguns requisitos de admissibilidade do Recurso Especial são comuns a todos os recursos, quais sejam, o cabimento, a legitimidade, o interesse, a regularidade forma, a tempestividade, o preparo e a inexistência de fato impeditivo ou extintivo do direito de recorrer.
Quais quais são os requisitos específicos dos recursos constitucionais extraordinário e especial?
São comuns ao recurso especial e ao recurso extraordinário a necessidade de esgotamento das vias ordinárias e o prequestionamento da matéria. O recurso extraordinário, porém, apresenta um terceiro requisito: a repercussão geral, tratada no art. 102, § 3º, da Constituição e no art. 1.035 do CPC/2015.
O que vem depois do recurso extraordinário?
Sendo admitido o Recurso Extraordinário, o mesmo será encaminhado ao Supremo Tribunal Federal. O RE será recebido no efeito devolutivo, devolvendo ao Tribunal a matéria efetivamente impugnada pelo recorrente (Marinoni).
Como funciona o recurso extraordinário?
O recurso extraordinário (RE) é um recurso processual utilizado para pedir ao Supremo Tribunal Federal (STF) a impugnação (discussão) de uma decisão sobre questões constitucionais. Esse recurso é usado para garantir que os julgamentos aconteçam de maneira uniformizada e de acordo com a previsão da Constituição Federal.
O que significa agravo de instrumento em recurso extraordinário?
Foi aprovada, ainda, resolução instituindo uma nova classe processual no STF, denominada Recurso Extraordinário com Agravo (aRE) para o processamento de agravo apresentado contra decisão que não admite Recurso Extraordinário à Corte. ... Agora haverá o RE e o RE com Agravo (aRE).
Qual o recurso cabível contra decisão que nega seguimento a recurso extraordinário?
AGRAVO INTERNO Se o presidente ou vice do TJ/TRF negar seguimento ao Recurso extraordinário ou Recurso Especial, analisando o MÉRITO da matéria (inciso I, alíneas a, b, do art. 1.030 do CPC), caberá AGRAVO INTERNO (1021), a ser julgado pelo colegiado do próprio tribunal TJ/TRF.
Qual o recurso especial e o recurso extraordinário?
Recurso especial e recurso extraordinário. O recurso especial (REsp), assim como o extraordinário, também se refere à discussão de matéria constitucional. Entretanto, o REsp é utilizado para contestar uma decisão no Superior Tribunal de Justiça (STJ) e não no STF, que é o caso do recurso extraordinário.
Qual o cabimento do Recurso Extraordinário?
O RE pode ser utilizado para contestar acórdãos de Tribunais Federais, Estaduais ou de Turmas Recursais. A competência para julgamento do recurso é exclusiva do STF, que é o órgão máximo do Poder Judiciário, responsável pela proteção dos princípios constitucionais. Qual o cabimento do recurso extraordinário?
Qual o prazo para interpor o recurso extraordinário?
O prazo para interpor o recurso extraordinário é de 15 dias, tanto no Direito Processual Civil como no Direito Processual Penal. Depois que o recurso for recebido pelo Tribunal, a parte recorrida também terá 15 dias para apresentar sua manifestação sobre o recurso. Requisitos de admissão do recurso extraordinário
Qual a repercussão do Recurso Extraordinário?
Tem-se, assim, que a matéria discutida em sede de recurso extraordinário deverá ser relevante para a coletividade e não apenas ao recorrente. A repercussão geral deverá ser demonstrada pelo impetrante em preliminar do recurso (art. 1.035, §2º, do CPC).