O que acontece com a falta de iodo no organismo?

Índice

O que acontece com a falta de iodo no organismo?

O que acontece com a falta de iodo no organismo?

A deficiência de iodo pode causar cretinismo em crianças (retardo mental grave e irreversível), surdo-mudez, anomalias congênitas, bem como a manifestação clínica mais visível – bócio (crescimento da glândula tireóide).

Quais os benefícios do iodo no organismo?

Esse mineral desempenha um papel vital na saúde da tireoide. A glândula tireoide, localizada na parte frontal do pescoço, ajuda a regular a produção de hormônios, que controlam o metabolismo, a saúde do coração e muito mais. Para produzir os hormônios da tireoide, sua tireoide absorve iodo em pequenas quantidades.

Qual glândula é afetada pela falta de iodo?

O desenvolvimento do bócio, doença que causa o aumento da glândula da tireóide (hipotireoidismo), é a principal conseqüência da falta de iodo. Esta enfermidade se caracteriza por fraqueza muscular, redução na taxa metabólica basal, redução do crescimento, alterações de pele e pêlos.

Qual a quantidade de iodo que devemos ingerir por dia?

Assim, a suplementação de iodo não deve ultrapassar 1100 mcg por dia em adultos adultos, e doses menores devem ser dadas para bebês e crianças, devendo ser feita apenas de acordo com orientação médica.

Quem deve tomar Lugol?

Tome cuidado! A verdade é que a ingestão inadequada de lugol pode causar riscos à saúde, pois uma única gota contém até 60 vezes mais iodo do que o consumo diário recomendado pela OMS (Organização Mundial da Saúde) para crianças acima de seis anos de idade e adultos.

Qual o papel do iodo no organismo?

O iodo (I) é essencial para a formação de tirosina e de triiodotironina, comumente denominados T4 e T3, os dois hormônios tireoidianos essenciais para a manutenção do metabolismo normal em todas as células. Estes hormônios controlam todos os passos metabólicos da oxidação celular.

Como a pessoa sabe que está com falta de iodo?

Como saber se alguém tem falta de iodo? A avaliação da falta de iodo é feita pela quantificação da eliminação de iodo pela urina (iodúria). Determina-se que uma pessoa tenha um consumo suficiente de iodo quando ela tem uma concentração urinária de: 1 mcg/L para crianças e adultos (não grávidos);

Como evitar a absorção do iodo pelo organismo?

Alguns alimentos como broto de bambu, cenoura, couve-flor, milho e mandioca diminuem a absorção do iodo pelo organismo, por isso, em caso de bócio ou baixa ingestão de iodo, estes alimentos devem ser evitados. Além disso, há também alguns suplementos nutricionais como a espirulina que podem influenciar a glândula tireoide, ...

Qual a recomendação diária de iodo no corpo?

Na tabela a seguir é indicada a recomendação diária de iodo nas diferentes fases da vida: A deficiência de iodo no corpo pode causar bócio, em que há o aumento do tamanho da tireoide, já que a glândula é forçada a trabalhar mais para capturar iodo e sintetizar hormônios da tireoide.

Como evitar os alimentos ricos em iodo?

No entanto, grávidas devem evitar o consumo de alguns alimentos ricos em iodo, especialmente marisco cru, ou mal cozinhado, e cerveja, já que também trazem riscos para a gestação. Além disso, o iodo é responsável por regular vários processos metabólicos, como a produção de energia e consumo de gordura acumulada no sangue.

Qual a função do iodo na alimentação?

A deficiência de iodo pode causar uma doença conhecida como bócio, assim como uma deficiência hormonal, que nos casos mais graves pode causar cretinismo na criança. Por esse motivo, é essencial incluir o iodo na alimentação. A função do iodo é regular a produção de hormônios pela glândula tireoide.

Postagens relacionadas: