O que é rodapé invertido?
O que é rodapé invertido?
O rodapé invertido é um tipo de rodapé em perfil de alumínio, bem resistente e bastante econômico. Ao utiliza-lo criamos a sensação de que a parede está flutuando, isto é, que está descolada do piso. Para colocá-lo, é preciso calcular o espaço a ser deixado na base da parede para embutir o perfil.
Como fazer rodapé na parede?
Posicione a madeira na parede e faça uma leve pressão, com força suficiente para fixar o item. Uma outra maneira de colocar o rodapé é utilizando pregos. Assim, faça furos na peça com o prego, antes de colocá-lo na parede, para facilitar a sua fixação.
Quando usar rodapé?
O rodapé serve para dar acabamento à junção entre piso e paredes. Como piso e paredes são feitos de materiais diferentes o encontro deles nem sempre fica bonito. Para dar um acabamento harmonioso e também proteger a parede do impacto de vassouras e aspiradores de pó, é usado o rodapé.
Qual o melhor material para rodapé?
Mármore Mármore ou granito Mais utilizado em áreas externas, o mármore e o granito são materiais resistentes e sofisticados. O rodapé do material é mais barato que o piso, portanto ele dá um acabamento refinado no ambiente. Tem três acabamentos diferentes: jateado, polido ou escovado.
Como escolher o rodapé invertido?
Entretanto, o custo da mão de obra do rodapé invertido tende ser maior pois o trabalho a ser executado é mais demorado. O ideal é já decidir o tipo de rodapé na fase inicial da construção ou da reforma, assim, pode negociar um valor de pacote com a empreiteira ou construtora.
Qual a função do rodapé na parede?
Desde a situação sem rodapé algum, até o embutido (que não “sai” da parede) e o mais recente rodapé invertido ou negativo que é “prá dentro” da parede (acho até bonito, mas deve dar trabalho para limpar e não sei se atende bem a função de preservar as paredes, mesmo com as cantoneiras).
Como deixar o rodapé bonito?
O sócalo fica bonito um pouco mais alto que o rodapé. Seu uso é perfeito em ambientes mais clássicos. A cor do rodapé: Se desejar enfatizar o rodapé escolha uma cor diferente do piso e da parede, mas que exista no ambiente igual, mais clara ou mais escura.
Por que são feitos os rodapés?
De que são feitos os rodapés? As opções mais comuns são de MDF (que pode ser entregue cru, pintado ou revestido de diversos tipos de acabamento), madeira, porcelanato, PVC (geralmente embute fiação – veja dois modelos no boxe da pág. 87 ) e poliestireno expandido, o EPS.