Como fazer a sala de aula invertida?

Índice

Como fazer a sala de aula invertida?

Como fazer a sala de aula invertida?

Um exemplo de aula invertida

  1. Coloque os alunos em contato com o conteúdo. Pense qual atividade pode despertar o interesse dos estudantes pelo tema em estudo. ...
  2. Estabeleça trocas. ...
  3. Entre no jogo. ...
  4. Realize a atividade principal. ...
  5. Faça um fechamento dos aprendizados. ...
  6. Avalie.

O que é o método sala de aula invertida?

Como o próprio nome indica, existe uma inversão no processo de ensino e aprendizagem que instiga o aluno a buscar e demonstrar conhecimento, destituindo o professor de seu papel de detentor do conhecimento na medida em que o leva a uma condição mais complexa de mediador em sala de aula.

Quais as características da sala de aula invertida?

Trata-se de uma modalidade de ensino que consiste em inverter o uso da sala em relação à forma convencional. Ou seja: comumente, os estudantes assistem às aulas na escola e, salvo os trabalhos em grupo, fazem os deveres em casa sozinhos. Na Sala de Aula Invertida o processo é, com o perdão da redundância, invertido.

O que é sala de aula invertida no ensino híbrido?

A sala de aula invertida (ou flipped classroom, em inglês) é uma variação do Ensino Híbrido. Nesse modelo, alunos e alunas estudam os conteúdos previamente, à distância, através de materiais digitais: videoaulas, textos, podcasts, etc..

O que é metodologia ativa e sala de aula invertida?

A sala de aula invertida é um modelo de metodologia ativa que surgiu na década de 90 a partir de pesquisas realizadas nas universidades americanas de Harvard e Yale. ... Nessa metodologia, os alunos aprendem o conteúdo antes de o professor ensiná-los!

Quais os objetivos da sala de aula invertida?

O objetivo é promover uma educação mais rica, unindo o estudo prévio e a imersão no assunto no ambiente universitário. Na sala de aula invertida o professor mantém seu papel fundamental na preparação do material de estudo de acordo com a grade do curso.

São tipos de sala de aula invertida?

As aulas invertidas ou flipped classroom, como o próprio nome sugere, propõem inverter a metodologia tradicional de ensino. Em vez de o professor expor o conteúdo, passando conhecimento a um grupo de estudantes — a ideia é que esses estudantes já cheguem em sala de aula após ter estudado o conteúdo em casa.

Qual a diferença entre ensino híbrido e sala de aula invertida?

O ensino híbrido (ou blended learning) é um tipo de metodologia ativa que combina atividades online e offline. A sala de aula invertida encaixa-se nesse conceito. Logo, pode utilizar diversos recursos para promover a aprendizagem.

O que é sala de aula híbrida?

Educação híbrida é uma metodologia de ensino com o objetivo de unir elementos do presencial e do online. Por exemplo, o ensino híbrido conta com a vivência presencial nas instituições de ensino e com atividades realizadas fora desse ambiente, como participação de fóruns virtuais de discussão.

Qual o modelo de sala de aula invertida?

O modelo de sala de aula invertida é capaz de propor abordagens inovadoras, que tornam a aprendizagem muito mais envolvente, prática e significativa.

Qual o processo de inversão da sala de aula?

O processo de inversão da sala de aula exige do professor dois aspectos importantes: Um bom planejamento de aula, conectando as habilidades e conteúdos a serem desenvolvidos na aula; Um olhar atento ao que já existe na internet de videoaulas, slides, textos, ou seja, materiais educativos.

Como fazer a avaliação de alunos na sala de aula invertida?

Como fazer a avaliação de alunos na sala de aula invertida? Nunca o mundo gerou um volume tão grande de dados como neste momento de avanços tecnológicos cada vez mais rápidos ― são cerca de 2,5 quintilhões de dados todos os dias, aponta a revista Forbes.

Quais são as informações básicas para uma aula invertida?

Na aula invertida o professor disponibiliza informações básicas sobre um tema, antes da aula. Isto pode ser feito alguns dias antes. Essas informações podem ser constituídas de textos, conjuntos de slides, vídeos, sugestões de sites com conteúdos de apoio, arquivos de áudio, arquivos de som, jogos e o que mais o professor achar que é interessante.

Postagens relacionadas: