Quando um sócio se retira da sociedade?
Quando um sócio se retira da sociedade?
De acordo com o disposto nos artigos 1.003 e 1.032, do Código Civil, o sócio permanece responsável perante a sociedade e perante terceiros pelas obrigações que tinha como sócio pelo período de até dois anos após a averbação de sua retirada. ... Não se trata de toda e qualquer obrigação social.
Qual é a saída de um sócio?
A saída de um sócio é um dos pontos mais críticos na trajetória de uma empresa. De qualquer forma, uma sociedade só pode ser desfeita embasada em motivos honestos e devidamente explicados, para que não haja duplas interpretações e ressentimentos.
Como é preciso que os sócios se conheçam?
O primeiro passo é que os sócios se conheçam. Isso não quer dizer que eles precisam ser amigos, mas sim, que a sociedade não pode ser norteada apenas pela vontade de se alcançar o lucro. Nesse sentido, é preciso que os sócios conheçam o perfil e histórico de cada um.
Como você pode entrar na sociedade?
Para entrar na sociedade, você precisou investir/integralizar um capital social, se tornando, assim, proprietário de quotas da sociedade. Nada mais justo que, na sua retirada, você receba por essas quotas. Assim, haverá um balanço especial para a apuração de haveres na data da retirada.
Como Deixar de ser sócio de uma empresa?
Para sanar toda e qualquer dúvida de como deixar de ser sócio de uma empresa, o primeiro passo é procurar a orientação de um advogado e de um contador. Mesmo com o contrato social em mãos, tais profissionais possuem experiência e poderão agilizar todo o processo de forma segura.