O que é selamento periférico?
Índice
- O que é selamento periférico?
- Quais materiais podem ser utilizados para a realização do vedamento periférico?
- Qual a diferença de vedamento periférico e moldagem funcional propriamente dita?
- Como realizar a moldagem funcional?
- Qual a distância da moldeira individual para o selado periférico Qual a importância desta distância?
- Qual a importância biomecânica da zona de selado periférico?
- Qual o material de eleição para se fazer a moldagem anatômica em PT?
- Qual o melhor material de moldagem para realização da moldagem funcional?
- Qual o principal objetivo do encaixotamento do molde funcional?
- Como ocorre o selamento periférico?
- Quais são os limites periféricos da prótese?
- Qual a tensão superficial das próteses?
- Qual a retenção da prótese total?
O que é selamento periférico?
O selamento ou fecho ou vedamento periférico tem por finalidade proporcionar uma relação íntima da borda da moldeira com o fundo de vestíbulo, impedindo a passagem de ar entre a base da prótese e a mucosa8,12,14.
Quais materiais podem ser utilizados para a realização do vedamento periférico?
Os materiais de moldagem podem ser pasta zinco-eugenólica ou elastômeros. Para o vedamento periférico pode-se utilizar a godiva de baixa fusão, devido a sua fluidez, adesividade, rigidez e estabilidade dimensional, além da facilidade e rapidez de manipulação.
Qual a diferença de vedamento periférico e moldagem funcional propriamente dita?
A moldagem funcional deve ser dividida em duas fases: Page 33 32 1) Vedamento periférico: consiste na impressão das características de fundo de sulco permitindo o melhor selamento da borda da prótese; 2) Área chapeável: consiste na moldagem funcional propriamente dita, com registro da área de suporte e estruturas ...
Como realizar a moldagem funcional?
Moldagem funcional modificada
- fazer uma perfeita delimitação da área basal olhando diretamente na boca do paciente.
- confeccionar uma moldeira individual justa com pouco espaço com a mucosa.
- só assim poderemos tentar evitar a programação de bordas.
Qual a distância da moldeira individual para o selado periférico Qual a importância desta distância?
O primeiro passo do selamento periférico consiste no ajuste da moldeira individual em boca para averiguar se há sobre extensão da mesma. A borda da moldeira deve preservar uma distância de 2 a 3 mm aquém do fundo de vestíbulo, exceto na região de término posterior na maxila.
Qual a importância biomecânica da zona de selado periférico?
A função primordial desta zona é manter o vedamento periférico para impedir que se quebrem as forças de adesão, de coesão e de pressão atmosférica que estão atuantes entre a base da prótese total e a mucosa bucal.
Qual o material de eleição para se fazer a moldagem anatômica em PT?
(1988), o alginato é usado em mais de 60% das escolas americanas como material de eleição para a primeira moldagem em prótese total.
Qual o melhor material de moldagem para realização da moldagem funcional?
Para a moldagem funcional um material bastante usado, é a pasta zincoeugenólica. Possui ótimo escoamento, rigidez após a presa, boa estabilidade dimensional, permite reembasamentos e possui baixo custo4.
Qual o principal objetivo do encaixotamento do molde funcional?
O encaixotamento do molde pode facilitar o vazamento do gesso, proteger as bordas do molde, regular a altura e o tamanho do modelo e evitar o desgaste indevido do modelo. ... A atadura pode ser removida facilmente, revelando um modelo que preserva os detalhes do molde de maneira fiel.
Como ocorre o selamento periférico?
O selamento periférico é devido à adaptação das bordas da dentadura aos tecidos circunvizinhos, na região do sulco gengivo-labial, fundo de sulco gêngivo-bucal, limite palato duro/mole e fornix. Dependente de uma atitude e motivação, onde a cooperação do paciente aumenta a retenção o paciente pessimista causa uma influência negativa.
Quais são os limites periféricos da prótese?
Dependente de uma atitude e motivação, onde a cooperação do paciente aumenta a retenção o paciente pessimista causa uma influência negativa. Limites periféricos da prótese: As bordas devem preencher anatômica e funcionalmente os sulcos vestibular e lingual para obter-se um selado periférico correto e eficaz.
Qual a tensão superficial das próteses?
A tensão superficial está ligada a capacidade da saliva, que por este fato, ela forma um menisco que acompanha os movimentos das próteses impedindo a penetração do ar entre a mucosa e as bordas das mesmas.
Qual a retenção da prótese total?
Uma prótese total deve proporcionar retenção física/fisiológica (forças verticais) e estabilidade (forças horizontais e rotacionais). A retenção é em sentido vertical e depende dos princípios físicos como adesão, coesão, tensão superficial, pressão atmosférica e selamento periférico.